À terceira foi de vez e Jorge Fonseca não conseguiu manter o título mundial (-100 kg), na competição que ainda decorre em Tashkent (Uzbequistão), tendo chegado à repescagem, mas para alcançar apenas o 7º lugar.
Depois de ter vencido os dois primeiros combates, frente ao romeno Asley González, antigo vice-campeão olímpico, campeão mundial e campeão pan-americano, ainda na categoria de -90 kg, e o sérvio Bojan Dosen, por ‘ippon’, cedeu nos quartos de final ante Kotsoiev.
Apurado para a repescagem, Fonseca voltou a perder, desta vez com o georgiano Ilia Sulamanidze (sexto do mundo), por ‘ippon’, após ter sido imobilizado, pelo que terminou a competição na sétima posição, ainda assim um bom resultado, mas longe do título de campeão que alcançara nos dois anos anteriores.
O novo campeão mundial desta categoria é Muzaffarbek Turoboyer (22 anos), do Uzebequistão – que venceu o canadiano Kyle Reyes – cuja vitória foi obtida na presença do presidente do país.
Recorde-se que Bárbara Timo conquistou a medalha de bronze (-63 kgs) neste mundial, até agora a única alcançada por Portugal, que o coloca na 20ª posição na classificação por países, onde o Japão segue no comando, com 10 medalhas (cinco de ouro, três de prata e duas de bronze), seguindo-se o Brasil e o Uzbequistão, ambos com duas de ouro.
Para fechar a competição, esta quarta-feira, compete a Rochele Nunes (16ª do ranking na categoria de +78 kg) defrontar a checa Marketa Paulusova (78ª) no primeiro combate.