A Seleção Nacional de Futsal bateu, esta quinta-feira, em Paredes, a Bielorrússia (5-3), no primeiro jogo da fase de qualificação para o Mundial 2024.
Portugal cedo demonstrou que queria dominar a partida. Com velocidade na circulação, André Coelho foi sendo o mais perigoso, com remates perigosos. Aos 7′, Zicky tem um trabalho fantástico de pivô e atirou forte no poste. Na resposta, Andrei Semianiuk inaugurou o marcador. Depois de uma jogada individual na esquerda, a Equipa das Quinas permitiu outro contra-ataque e Artsiom Zuyenak (8′) aumentou para 2-0.
Na resposta, Tiago Brito esteve perto de reduzir o marcador, mas no minuto seguinte Kozel assustou André Sousa e Afonso, na resposta, criou perigo junto da baliza bielorrussa. Aos 13′, numa jogada de bola parada, Erick remata forte de pé esquerdo e reduz para 2-1.
Quando o cronómetro marcou os 14’, Bruno Coelho conduz um contra-ataque e serve Pany, que esteve perto do empate. Até ao intervalo, Portugal tentou tudo para chegar novamente ao golo, até dispôs de um livre dos 11 metros, face à sexta falta dos bielorrussos, mas não conseguiu a igualdade.
No início da segunda parte (22′), Tiago Brito rematou forte, o guarda-redes defendeu e João Matos quase fez o 2-1. Segundos depois, Pany e Erick também criaram perigo. Aos 25′, André Coelho também dispôs de um contra-ataque, serviu Zicky, com o pivô a rematar ao lado.
Aos 28′, oportunidade claríssima para Portugal. Grande jogada coletiva, Tiago Brito recebeu na ala e assiste João Matos, que atira fora. Um minuto depois, Pauleta esteve muito perto de marcar, com um remate potente que bateu com estrondo na trave. Aos 31′, Zicky roda bem no fixo bielorrusso e atira ao poste. Numa bola parada, Bruno Coelho remata forte para a baliza, com João Matos ainda a desviar para o 2-2.
Aos 31′, Portugal chegou à vantagem num golaço de Zicky. O pivô português concretizou uma excelente jogada lusa e marcou de calcanhar. A quatro minutos do final, Pany aumentou para o 4-2, mas a história do jogo ainda não estava completa. Hugo Neves (38′) marcou o 5.º golo da Equipa das Quinas, que viu pouco depois, a apenas 3 segundos do fim, Dmitri Los a reduzir a desvantagem dos bielorrussos no marcador e estabelecer o resultado da partida.
Depois do jogo com a Bielorrússia segue-se a partida com a Lituânia, em Kaunas, a 11 de outubro, num jogo com início às 19h00 locais (na Lituânia são mais duas horas que em Portugal Continental).
Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff.
Esta primeira fase de qualificação será disputada até 8 de Março de 2023, sendo que a Ronda de Elite, cujo sorteio está agendado para 5 de Julho de 2023, será concluída até 20 de dezembro de 2023.
Jorge Braz, Selecionador Nacional, relatou que “houve muito mais Portugal no jogo, num início não tão português. Não nos adaptámos à forma como a Bielorrússia entrou no jogo e tivemos um início hesitante. Nem sempre definimos bem, mas criámos situações suficientes para virarmos mais cedo o resultado. Ao intervalo foi só dizer-lhes para fazerem as coisas simples e bem feitas, para quebrarem a marcação individual. Eles fizeram isso muito bem. Perceberam, acataram e tentaram logo procurar as soluções. A vitória é totalmente merecida”.
Braz acrescentou ainda que “só controlamos o nosso processo. Tenho um orgulho enorme pelo reconhecimento que o país não só desportivo vai tendo pela seleção nacional, mas não podemos deixar que isso nos cause ruído. Na terça [frente à Lituânia] não há festa, mas um jogo duro como este para disputar”.
A selecção concentra-se na Cidade do Futebol nesta sexta-feira e, no sábado, rumará a Vilnius/Kaunas, jogando na terça-feira com a Lituânia, seguindo-se o regresso a Portugal.