Os portugueses Fernando Pimenta e José Ramalho emocionaram uma enorme multidão de Ponte de Lima ao conquistarem a última medalha de ouro no final do Campeonato Mundial de Canoagem da ICF de 2022, este domingo.
Foi a segunda medalha de ouro no campeonato do bicampeão olímpico de canoagem de Pimenta, depois do ouro na maratona de curta distância na quinta-feira. Neste domingo, o par português pagaiou o percurso no tempo de 1.58.04,39, à frente de dos espanhóis Llorens e Plaza (1.58.10,40) e dos noruegueses irmãos Vold (1.58.15.43).
“Esta vitória é um pouco melhor, porque eu sabia o quão importante era para o José, porque é a primeira dele”, salientou Pimenta.
“Tenho seis títulos mundiais, mas também é importante para mim, na minha própria aldeia, diante do meu próprio povo, minha família e meus amigos”.
Ramalho comemorou a primeira medalha de ouro no K2 e disse que ele e Pimenta sentiram que tiveram a corrida sob seu controle o tempo todo.
“Sabíamos que estávamos muito bem nos treinos e sabíamos que, volta após volta, estávamos no controle e crescendo em confiança”, disse Ramalho.
“E quando sabíamos que havia apenas quatro no grupo da frente, sabíamos que uma medalha seria nossa”.
A Espanha conquistou duas medalhas de ouro no último dia, com Diego Romero e Manuel Campos conquistando o terceiro título mundial consecutivo de C2, enquanto as espanholas Tania Fernandez e Tania Alvarez terminaram uma série de medalhas menores com ouro no K2 feminino.
A Espanha ganhou a Copa das Nações como a nação mais bem-sucedida durante os campeonatos mundiais, à frente da Hungria e Portugal.