o golear (5-0) o Marítimo no Estádio da Luz, o Benfica continua de “graça ao alto” e aumentou para 5 e 11 pontos, respectivamente, a vantagem sobre o F. C. do Porto e Sporting (8º), tendo à perna um “trabalhador” chamado Sporting de Braga, que apenas está a dois.
Marítimo que ainda não conquistou qualquer ponto, enquanto o Paços de Ferreira se estreou a somar o primeiro ponto.
Na conclusão da 7ª etapa da Liga Bwin, este domingo, os encarnados deram corda aos sapatos e esperaram apenas 28’ para abrir o activo, quando Rafa introduziu a bola na baliza dos madeirenses.
Com 23-4 remates, dos quais 12-1 para a baliza, numa posse de bola de 75/25%, nada mais se podia esperar de um Benfica que continua a engalanar o primeiro lugar do pódio, mercê de mais quatro golos alcançados.
Gonçalo Ramos regressou de pé afinado e fez o bis (47’ e 64’), com Neres a “facturar” o quarto (82’) e Draxler a estrear-se com o quinto (88’), fechando a mão cheia de golos.
O Sporting de Braga, ainda que com alguma dificuldade – mas sempre em patamar superior – triunfou ante o Vizela (2-0), com golos apontados por Vítor Oliveira (83’) e Ricardo Horta (90+5’), algo tardios, mas depois de 22-17 remates, sendo que 10-6 para a baliza, numa posse de bola de 62/38%.
O Casa Pia (6º) continua a surpreender – pela posição na classificação – e derrotou (1-0) o Famalicão, com um golo apontado por Bolgado (60’), derivado de uma vantagem de 17-10 em remates, dos quais 6-1 para a baliza e uma posse de bola de 52/48%.
O Arouca recebeu o Guimarães e não conseguiu desembrulhar a vantagem de jogar em casa, terminando empatado (2-2), com golos de Bukia (33’) e Quaresma (70’), com os vimaranenses a terem em Anderson (57’) e Rúben Lameiras (90+12’) os autores dos golos para o empate.
O Guimarães teve uma superioridade relativa, tendo feito 12-10 remates, dos quais 5-6 para a baliza, numa posse de bola de 51/49%, o que acaba por justificar o empate.
Na classificação, o Benfica soma por vitórias os sete jogos realizados, o que equivale aos 21 pontos registados e que garantem a liderança no campeonato, seguindo-se o Sporting de Braga (19), F. C. Porto (16), Portimonense e Boavista (15), Casa Pia (14), Estoril (11), Sporting e Guimarães (10), Gil Vicente (9), Chaves e Arouca (8), Rio Ave (6), Vizela e Santa Clara (5), Famalicão (4), Paços Ferreira (1) e Marítimo (0).
Nos marcadores, Simon Banza (Braga) e Taremi (FC Porto) são os melhores marcadores, ambos com cinco golos, seguindo-se João Mário (Benfica), Aziz (Rio Ave), Pedro Gonçalves (Sporting), Fran Navarro (Gil Vicente), Rafa (Benfica) e Ricardo Horta (Braga), todos com 4.
Com três golos estão Evanilson (FC Porto), Mújica (Arouca) e Gonçalo Ramos (Benfica).
Segue-se um intervalo para a realização dos jogos de apuramento para a Liga das Nações e a Liga Bwin regressa no dia 30 com a realização dos jogos Sporting-Gil Vicente (19h) e F. C. Porto-Braga (21h15).