Onze dos dezanove atletas portugueses presentes no europeu de juniores, que esta quinta-feira se inicia no Estádio Raul Guidobaldi, na cidade italiana de Rieti, entram em competição no primeiro dia.
Vinte e dois cumpriram os mínimos para este campeonato mas três (José Lopes, Vítor-Ricardo Santos e Neuza Reis) acabaram por não se deslocar devido a problemas de ordem vária.
Nesta primeira ronda – com sessões de manhã (a partir das 9h30 locais) e de tarde (15h25) – duas jovens portuguesas (Maria Ribeiro e Filipa Ferreira) estarão na final directa dos 10.000 metros-marcha, que será a primeira prova do evento.
Ainda de manhã, Carlos Nascimento e Xavier Mendes estarão nas eliminatórias dos 100 metros, voltando a correr de tarde se forem apurados para a meia-final, o mesmo sucedendo a Cátia Azevedo, mas nos 400 metros. Rafaela Vitorino vai estar em actividade ao longo de todo o dia, uma vez que participa no Heptatlo.
Na parte da tarde – além das hipóteses de apuramento dos velocistas – estão certas as presenças de Guilherme Pinto nas eliminatórias dos 1.500 metros, Juliana Pereira na qualificação do disco, Maria Ribeiro e Filipa Ferreira nas eliminatórias dos 3.000 obstáculos, finalizando o dia com a participação de Paulo Rosário na final directa dos 10.000 metros, já no final da sessão da tarde.
Carlos Nascimento, Guilherme Pinto e Cátia Azevedo tem sido os jovens com maior destaque ao longo da época, aguardando-se pelo desempenho de todos e cada um neste europeu, que conta com a participação de atletas de 50 países do velho continente.