FOJE’2013
Fábio Martins é o segundo finalista português, no atletismo, no Festival Olímpico da Juventude Europeia, que esta terça-feira cumpriu a ronda número dois na cidade holandesa de Utrecht.
Fábio foi o melhor de todos os participantes ao correr os 110 metros barreiras em 14,17, tornando-o um dos principais candidatos a uma medalha e juntou-se à saltadora Jéssica Barreira que, no primeiro dia, tinha conseguido também qualificar-se para a final do salto em comprimento, ambas a decorrer da próxima quinta-feira.
Ainda no Atletismo, Fábio Gomes alcançou o 6º lugar na final directa dos 3.000m para a qual entrava com o segundo melhor tempo de entre todos os participantes. O atleta nacional terminou a prova em 8:37.39 minutos, numa prova ganha pelo polaco Mateusz Borkowski em 8:28.89 minutos.
A Natação estreou-se, com os nadadores lusos a brilharem. André Santos (100m Bruços), bateu por duas vezes o recorde nacional de Juvenis A. Primeiro com o tempo de 1.05,74, marca que baixaria na semi-final para 1.05,43. Contudo, acabou por não conseguir atingir a final, fechando a sua participação no 11º lugar.
Também o nadador João Vital conseguiu um recorde nacional de Juvenis B nos 400m Estilos, com 4:37:06, conseguindo o nono melhor tempo, tendo ficado afastado da final.
Ana Martins foi a outra nadadora em prova, tendo ficado no 11º lugar nos 400m Estilos, com a marca de 5:12:83, não conseguindo o apuramento para a final que teve lugar esta tarde.
Na Ginástica Artística, a equipa portuguesa composta por Bernardo Almeida, Pedro Dourado e Pedro Guimarães obteve o 15º lugar, entre 32 equipas presentes. Bernardo Almeida, entretanto, apurou-se para a final do All-around.
O dia abriu com Maria Siderot no Judo (-44kg), a perder por wasa-ari frente à judoca romena, Camelia Lonita.
No ciclismo, disputou-se a prova de contra-relógio, onde Tiago Antunes (28.º), foi o melhor português, com o tempo de 12.50,0, a 45 segundos do norueguês Erlend Blikra, que ganhou a corrida à média de 48,119 km/h. O segundo melhor português foi Daniel Viegas (53.º), a 59 segundos do vencedor, enquanto Francisco Campos foi o 88.º, a 1m45s. O trio nacional volta a entrar em acção na quinta-feira, alinhando na prova de fundo, que terá 71 quilómetros.
Para esta quarta-feira, os portugueses começam a “trabalhar” a partir das nove horas da manhã (locais, – 1 em Portugal), da seguinte forma:
NATAÇÃO – Ana Beatriz Martins (200m Bruços), João Vital (200m costas) e Tamila Holub (800 m). Terão ainda as meias-finais e as finais, onde poderão estar alguns destes atletas.
JUDO – Joana Fernandes contra a húngara Luca Polgar (- 52 kg); David Reis frente ao vencedor do combate entre o britânico Neil Macdonald e o finlandês Stefan Ronkko (- 60 Kg).
ATLETISMO – Paulo Neto (eliminatórias dos 400 metros barreiras), Ricardo Amaral (eliminatórias dos 200 m); Jessica Barreira (final do salto em comprimento), Décio Andrade (final do martelo), Sofia Teixeira (final 1.500 metros)
GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA – Sara Raposeiro (Concurso individual).