João Almeida (EAU) conseguiu a proeza de alcançar um 5º lugar notável na Volta a Espanha, competição que este domingo terminou em Madrid, depois de três semanas a correr o país de lés a lés.
Um resultado que estava “definido” desde o dia anterior (sábado) quando Almeida não conseguiu entrar no ritmo do camisola amarela na penúltima etapa, em especial nas passagens pelas cinco montanhas que estavam ao longo do percurso, pelo que “quem não aproveita” … desaproveita e não beneficia.
Também se torna evidente que, ao fim de 21 etapas (que correspondem a 21 dias – ou três semanas), o cansaço e alguns erros estratégicos eventualmente cometidos ajudaram a não poder ser melhor, ainda que Almeida tenha feito uma excelente prova, apesar de, nesta última etapa, ter acabado por perder mais oito segundos para o líder.
Na etapa deste domingo, a 21ª e última, entre Las Rozas e Madrid, numa distância de 96,7 km, o desconhecido Juan Benavides (EUA) – equipa de João Almeida – conseguiu ser mais forte no sprint final, em corrida toda plana, e vencer com o tempo de 2h26m36s, à frente de Mads Pedersen (Trek-Segafredo) e de Pascal Ackermann (EAU), com a formação da Emirates a reforçar o triunfo colectivo, com quase uma hora de vantagem sobre a Ineos.
Ivo Oliveira (EAU) foi o melhor português nesta última etapa, ao completar na 20ª posição, ainda com o mesmo tempo do vencedor, assim como Nelson Oliveira (Movistar), que foi 21º, também integrado no grupo principal.
João Almeida foi 54º, a 19 segundos do vencedor.
Na geral, o belga Remco Evenepoel (Quick-Step) sagrou-se campeão, somando 80h26m59s, seguido dos espanhóis Enric Mas (Movistar), a 2m02s e Juan Ayuso (EAU), a 4m57s. No quarto lugar ficou o colombiano Miguel Angel (Astana), a 5m56s.
João Almeida (EAU) fixou-se no 5º lugar, a 7m24s, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) chegou no 37º lugar, a 1h31m42s e Ivo Oliveira (EAU) manteve-se no 131º lugar, a 5h20m06s, tendo completado a competição 134 ciclistas.
Nas outras classificações, nada de alterou: o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) comandou os Pontos; Remco Evenepoel (Quick-Step) ganhou também a Juventude; Richard Carapaz (Ineos) foi o campeão na Montanha e os Emiratos Árabes Unidos venceram por equipas nas equipas, com uma vantagem de 55m35s da Ineos.
Ponto final da Volta a Espanha 2022 e para o ano há mais!