Rochele Nunes (+78 kg) e João Fernando (-81 kg) foram os melhores atletas portugueses no decorrer do European Open de Judo que terminou este domingo em Riccione (Itália).
Neste último dia de combates, a judoca Rochele Nunes (+78 kg) venceu as duas primeiras adversárias – Esmeralda Charybayeva (TKM) e Sebile Arbulut da Turquia. Na fase da repescagem cedeu frente á atleta croata Helena Verkovic bem como nos combates finais em que se encontrou com a representante francesa Lea Fontaine, tendo obtido a 5ª posição.
João Fernando (-81 kg) eliminou no seu primeiro combate o atleta ucraniano Mykhalo Svidrek, continuou a sair vitorioso frente a Zelin Tchaev do Azerbeijão e a Timo Cavelius representante da Alemanha. Na fase de repescagem venceu o francês Tizie Guanieu cedendo apenas frente ao italiano Giacomo Gamba ocupando a 5ª posição.
Manuel Rodrigues (-81 kg) não conseguiu fazer frente ao atleta francês Pierre Baptiste.
Anri Egutidze (-90 kg) entrou a ganhar frente aos dois primeiros adversários – Thomas Scharfetter (AUT) e o brasileiro Rafael Macedo perdendo o combate com Murad Fatiyev do Azerbeijão.
Ailton Cardoso (-100 kg) foi eliminado pelo judoca italiano Kevyn Perna.
A partir desta segunda-feira, os judocas lusos integram o estágio “Riccione EJU OTC 2022”, que se realiza entre os dias 12 e 17 de setembro, onde ultimam a preparação para o Campeonato do Mundo de Tahkent, que arranca a 6 de Outubro.
Entretanto, Nuno Carvalho conquistou, este domingo, a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Veteranos na categoria M2 -73 kg.
O atleta luso venceu V. Mainaev (KGZ) e S. Duclos-Colas da França. No combate das meias-finais enfrentou o polaco Ihar Mashko conquistando a Medalha de Bronze.
No primeiro dia de competição António Boloto sagrou-se Vice-Campeão Mundial de Veteranos ao conquistar a medalha de prata, que decorreu em Cracóvia, na Polónia.
Martim Silva (M4 -60 kg) e João Santos (M4 -90 kg) também se destacaram este sábado ao alcançar o 5º lugar e a 7ª posição, respectivamente.