Apesar de terem sido (e vão continua a ser) montanhas para a vida, a verdade é que os mais cotados não despegaram nesta 20ª e penúltima etapa da Volta à Espanha depois de ultrapassarem mais cinco das altas.
Apenas João Almeida conseguiu subir ao quinto lugar, numa classificação geral que não será grandemente alterada – se o for – neste domingo, último dia, numa etapa curta (96,7 km) que servirá para cobrir estes heróis de flores e aplausos, a que se seguirá a coroação dos melhores nas várias classificações.
Neste sábado, as cinco montanhas (duas de segunda categoria e três de primeira) não fizeram “estragos” de maior, pelo que os 134 ciclistas ainda em competição estarão (mais ou menos) satisfeitos.
O equatoriano Richard Carapaz (Ineos), o rei da montanha, mais não fez do que controlar tudo e todos do princípio ao fim, com força ainda para chegar em primeiro lugar (4h41m34s) em Puerto de Navacerrada (1.856 metros), sprintando para ganhar com oito segundos de vantagem sobre o holandês Thyman Arensman (DSM) e 13 sobre o terceiro, o espanhol Juan Ayuso (EAU).
João Almeida também controlou a sua corrida, mas não teve nem arte nem manha, nem força física e anímica para chegar mais à frente acabando na nona posição, a 17 segundos do vencedor.
Nelson Oliveira (Movistar) terminou no 48º lugar, a 12m16 segundos do primeiro. Ivo Oliveira (EAU) completou na 111ª posição, a 31m58s do vencedor.
Na geral, o belga Remco Evenepoel (Quick-Step) continua a liderar, de pedra e cal, somando 78h00m12s, seguido dos espanhóis Enric Mas (Movistar), a 2m05s e Juan Ayuso (EAU), a 5m08s. No quarto lugar está o colombiano Miguel Angel (Astana), a 5m56s.
João Almeida (EAU) subiu ao 5º lugar, a 7m16s, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) desceu ao 37º lugar, a 1h31m53s e Ivo Oliveira (EAU) mantem-se no 132º lugar, a 5h20m06s, estando em prova 134 ciclistas.
Nas outras classificações, nada de alterou: o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) comanda os Pontos; Remco Evenepoel lidera também a Juventude; Richard Carapaz (Ineos) lidera na Montanha e os Emiratos Árabes Unidos continuam a comandar nas equipas, com uma vantagem de 48m53s da Ineos.
Neste domingo, disputa-se a 21ª e última etapa desta Volta à Espanha, entre Las Rozas e Madrid, numa distância de 96,7 km.