A seleção Nacional terminou as provas de Pista com o total de cinco medalhas de ouro, em l’Aquila (Itália), no Campeonato da Europa de Patinagem de Velocidade.
Jéssica Henriques, conquistou o segundo título de Campeã da Europa, ao vencer a prova de 1.000 metros Sprint e a equipa formada por Afonso Silva, João Jesus e Miguel Monteiro, sagrou-se Campeã da Europa na prova dos 3.000 metros Estafeta Americana, ambos no escalão de Juvenis. Esta foi a primeira vez que uma equipa portuguesa ganhou a medalha de ouro numa prova de estafetas.
No final da prova, Jéssica Rodrigues confessou sentir-se “imensamente feliz com a vitória”, tendo realçado que “nada disto era possível sem a Francisca, muito obrigada a ela”.
Para a equipa vencedora da Estafeta Americana, este foi um título muito especial. Afonso Silva descreveu esta conquista com sabor “a vitória, muito melhor do que individual, uma vez que é uma vitória em equipa, pelo que saborear este feito com os meus colegas é muito melhor do que alguma vez imaginei”.
João Jesus espera “voltar a repetir neste europeu este sentimento – mas claro que vai ser individual porque já não será de grupo – mas adorei este título que é muito especial”. Para Miguel Monteiro, “melhor era impossível. Foi o grande objetivo que tínhamos e é nosso, de toda a comitiva, de toda a equipa, de Portugal!”.
Destaque ainda para Francisca Henriques que venceu a medalha de bronze na prova dos 1.000 metros Sprint. Juntamente com o primeiro lugar de Jéssica Henriques, esta foi a primeira vez que dois atletas da seleção nacional subiram ao pódio em simultâneo, num Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade.
A conquista de cinco medalhas de ouro foi, para o selecionador nacional de Juvenis e Juniores, Alípio Silva, “um sentimento a transbordar de felicidade. Sabíamos que tínhamos hipóteses de fazer algo engraçado. Agora, sermos campeões da Europa de estafeta, não estava, para já, nos nossos planos, mas é sempre bom vir e foi uma grande prova. Os nossos atletas estiveram muito bem e estamos, sem dúvida, a mostrar que nos Juvenis – quer femininos, quer masculinos – estamos em grande nível”.
Alípio Silva sublinhou ainda os femininos pelos “quatro títulos alcançados pela Jéssica e pela Francisca, que estão com um nível surpreendente e são umas miúdas fantásticas que merecem tudo isto que está a acontecer”.
Para as provas de Estrada, o selecionador explicou que “agora é manter a consistência, mas tendo em conta o que temos vindo a demonstrar nas provas de Pista, creio que é possível continuarmos esta saga de bons resultados. Podem não ser do mesmo nível, mas certamente serão de grande nível. Estamos prontos para a Estrada e vamos dar o nosso melhor.
Entretanto, a Seleção Nacional de Patinagem Artística não podia ter começado da melhor forma a competição na especialidade de Livres, no europeu da disciplina, também em Itália, com Madalena Costa a conquistar a medalha de ouro, no escalão de Cadetes.
A patinadora revelou sentir-se bastante feliz e realizada depois de ver que “todo o trabalho que tive ao longo desta época, foi recompensado, tendo conseguido mostrar toda a evolução e todo o trabalho que fiz”.
Geraldo Andrade, selecionador nacional de Cadetes e Juvenis, salientou que “este é, sem dúvida, um marco histórico para a Patinagem Artística portuguesa, pois há já alguns anos que Portugal não vencia um título europeu na especialidade de Livres, no feminino».
Acrescentou ainda que “esta vitória é um incentivo para todos os atletas acreditarem que tudo é possível. A Madalena Costa e toda a sua equipa técnica estão de parabéns».
O selecionador desejou que, para os próximos dias, “os atletas portugueses melhorem as suas prestações e classificações e consigam alcançar lugares cimeiros”.