A propósito do assunto em apreço, o Comité Olímpico de Portugal divulgou, esta quinta-feira, o comunicado que se transcreve na íntegra:
“1.O Comité Olímpico de Portugal (COP) tomou conhecimento da aprovação, por parte do Conselho de Ministros, do pacote financeiro de apoio ao Programa de Preparação Olímpica (PPO) Paris 2024.
2.A dotação global de 22 milhões de euros corresponde a um aumento de cerca de 17,15% em relação ao ciclo olímpico anterior (18.550+230=18.780), sendo também superior ao valor constante da proposta de Orçamento de Estado do anterior Governo.
3.O valor agora aprovado vai permitir uma atualização das bolsas concedidas a atletas e treinadores integrados no PPO.
4.No que concerne ao apoio às Federações Desportivas, às quais se destinam cerca de 65% do valor global da dotação, o aumento nominal pode não corresponder a um aumento real, dada a evolução negativa dos preços das duas principais rubricas que consomem essa dotação – alojamentos e transportes para as competições de apuramento, os quais tiveram um aumento de custos não inferior a 30% e, nalguns casos, de 70%.
5. O COP reconhece e agradece o esforço feito quer pela Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares quer por parte do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto para a solução final encontrada, a qual, apesar de não corresponder à proposta apresentada pelo COP, traduz um esforço muito significativo para dela se aproximar”.