Com três subidas de montanha (uma de 2ª e duas de 1ª categoria), o belga Remco Evenopoel (Quick-Step) demonstrou que continua a ser o melhor candidato para vencer a Volta a Espanha, porquanto aumentou a vantagem sobre os demais concorrentes ao pódio.
Foram apenas dois segundos sobre o segundo e terceiro, mas “grão a grão enche a galinha o papo” e, a três dias de terminar a competição, Remco tem tudo na mão (ou nas pernas) para ser ovacionado na chegada a Madrid, no domingo.
Nesta quinta-feira, o líder da prova voltou a estar em plano de particular relevância, ao vencer a 18ª etapa, entre Trujillo e Alto de Piornal (4h45m17s), em disputa acesa com o 2º da competição, o espanhol Enric Mas (Movistar), que ficou apenas a dois segundos, tal como Robert Gesinck (Jumbo-Visma), numa chegada às “pingas”, face à diferença tida para os restantes.
Entre os quais se encontrava o português João Almeida (EAU), que acabou na 10ª posição, a 13 segundos do vencedor.
Nelson Oliveira (Movistar) foi 46º, a 11m23s e Ivo Oliveira terminou no último lugar (134º), a 35m48s do vencedor.
Na classificação geral, o belga Remco Evenepoel (Quick-Step) soma 69h59m12s, seguido dos espanhóis Enric Mas (Movistar), a 2m07s e Juan Ayuso (EAU), a 5m14s.
No quarto lugar está agora o colombiano Miguel Angel (Astana), a 5m56s, enquanto o espanhol Carlos Rodriguez (Ineos), desceu ao 5º, a 6m49s.
João Almeida mantêm o 6º lugar, a 7m14s, enquanto Nelson Oliveira também confirmou o 35º lugar, a 1h19m52s e Ivo Oliveira subiu ao 131º lugar, a 4h02m55s, estando em prova 134 ciclistas.
Nas outras classificações, o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) comanda os Pontos; Remco Evenepoel lidera também a Juventude; Richard Carapaz (Ineos) destronou o australiano Jay Vine (Alpecin-Deceuninck) na Montanha e os Emiratos Árabes Unidos continuam a liderar nas equipas, agora com uma vantagem de 48m53s da Ineos.
Nesta sexta-feira, lugar à 19ª etapa, num circuito de 138,3 km, em Talavera de La Reina, de novo com a montanha como vista privilegiada.