Depois de vencer o HC Cocks por 30-20 e carimbar a presença na Ronda 2 de Qualificação para a Fase de Grupos, o Águas Santas Milaneza quer chegar à fase de grupos da Liga Europeia de Andebol.
A turma do Águas Santas Milaneza entrou a marcar pela mão de Rui Batista, num início de jogo em que os finlandeses iam acusando algumas dificuldades a nível ofensivo. No entanto, a igualdade acabou por surgir à entrada do terceiro minuto, com o primeiro golo finlandês. Mais tarde, e tirando partido de um período de superioridade numérica, o HC Cocks alcançou pela primeira vez a vantagem no marcador, 4-5.
Já em igualdade numérica, as dificuldades ofensivas do HC Cocks voltaram a surgir frente a um sistema defensivo 6:0 muito coeso por parte do Águas Santas Milaneza que contava ainda com a ajuda de Alexandre Magalhães na baliza. A vantagem voltou a pertencer aos portugueses, após um parcial de 4-0, com três golos consecutivos de Miguel Pinto, 9-6 com 18 minutos decorridos.
Em novo período de inferioridade numérica, praticamente uma constante no primeiro tempo, os maiatos conseguiram reagir positivamente. Após a exclusão de Fábio Teixeira aos 20 minutos, Miguel Pinto deu a nova maior vantagem do encontro, 11-7. O ponta direita, em dia bastante positivo, assinou o seu sétimo golo, 14-8, e obrigou o técnico do HC Cocks a utilizar um time out com 24 minutos volvidos.
A atmosfera que se vivia na Maia impulsionava os lusos a dilatar a vantagem e, novamente através de Miguel Pinto, o Águas Santas Milaneza consumou uma vantagem inédita de oito, 16-8. Mas o intervalo chegou com o resultado em 17-9 para os maiatos.
Com oito golos de desvantagem, o técnico do HC Cocks entrou no segundo tempo a tentar surpreender, recorrendo ao 7×6, mas a turma portuguesa conseguiu rapidamente ajustar-se e conquistar a bola. No ataque, Afonso Lima estreou-se a marcar e fez o resultado mexer pela primeira vez na segunda parte.
A diferença dobrou (26-13) e com cerca de 13 minutos por jogar, a turma maiata estava cada vez mais perto de garantir presença na Ronda 2 de Qualificação para a Fase de Grupos. No entanto, Ricardo Moreira não deixou passar em branco um parcial de 0-3 favorável ao HC Cocks e, apesar da vantagem permanecer numa dezena, o técnico maiato utilizou um time out para preparar os últimos dez minutos do encontro.
Apesar das investidas por parte dos finlandeses, os portugueses conseguiram gerir a vantagem e sorrir no final do encontro, ao garantir presença na Ronda 2 de Qualificação para a Fase de Grupos da EHF European League. Miguel Pinto terminou a partida com uns impressionantes 15 golos em 17 tentativas, afirmando-se como o melhor marcador do encontro; do lado do HC Cocks Pavel Duda foi o mais inconformado com seis golos assinalados, tendo o Águas Santas vencido por 30-20.
Desta forma, o Águas Santas Milaneza junta-se ao Sporting e CF Os Belenenses na Ronda 2 de Qualificação. As formações portuguesas terão pela frente um adversário, com o objetivo de alcançar a Fase de Grupos, onde já se encontra a quarta formação portuguesa em prova,