oão Almeida (Emiratos Árabes Unidos), que completou a 11ª etapa, entre Elpozo Alimentación e Cabo de Gata, numa distância de 191,2 km, nesta quarta-feira, no grupo do pelotão principal, constituído por 120 unidades, aproveitou a desistência do britânico Simon Yates (Bike-Exchange) para subir mais um degrau.
Numa etapa plana, mais pareceu um passeio do que outra coisa, nem sempre tudo corre bem para uns, no que aproveitam outros, como foi o caso de João Almeida, que continua a recuperar de uma primeira parte da época menos positiva para a terminar ao mais alto plano, com o pódio ainda no objectivo, porque há muito que pedalar.
Começando até pela etapa desta quinta-feira, em que o final só se alcança depois de 1.270 metros a subir de forma íngreme para obter os melhores lugares, e lograr mais algum ganho, como tem acontecido nos últimos dias.
Na etapa desta quarta-feira, como os próprios resultados confirmam, tudo foi controlado pelas altas esferas, que se foram colocando ao longo do grande pelotão para verificarem a conformidade das classificações, pelo que nada de anormal não se verificou a não ser a desistência do britânico e mais outros ciclistas, cujo pelotão em prova ficou reduzido a 150 unidades.
Terminada ao sprint, Basques de Kaden (Bike Exchange) conseguiu ultrapassar a loinha de chegada na primeira posição, com o tempo de 5h03m14s, â frente de Danny Van Poppel (Bora-Hansgrohe) e de Tim Lerlier (Alpecin-Deceuninck).
Numa etapa mais a seu gosto, Ivo Oliveira (EAU) completou no 16º lugar, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) foi 41º e João Almeida chegou no 66º lugar, todos com o mesmo tempo do vencedor, aliás como os que ocupam as primeiras posições da Vuelta 2022.
Remco Evenepoel (Quick-Step) mantém o comando, agora com 39h39m04s, seguido de Primoz Roglic (Jumbo-Visma), a 2m41s e de Enric Mas (Movistar), a 3m03 segundos, completando a seguir Carlos Rodriguez (INEOS), a 3m55s e Juan Ayuso (EAU), a 4m53s.
João Almeida subiu ao 6º lugar, a 6m45s, enquanto Nelson Oliveira subiu ao 35º, a 29m54s e Ivo Oliveira subiu para 143º, a 2h19m55s.
Nas outras classificações, Mads Pedersen (Trek-Segafredo) comanda os Pontos; R. Evenepoel lidera a Juventude; Jay Vine (Alpecin-Deceuninck) a Montanha e a INEOS mantêm a primeira posição nas Equipas, tendo os Emiratos Árabes Unidos apenas a 29 segundos.
Nesta quinta-feira corre-se a 12ª etapa, entre Salobreña e Peñas Blancas. Estefona, numa distância de 192,7 km, com uma montanha a 400 metros sensivelmente a meio do percurso e uma de 1.270 metros que coincida com a linha de chegada.