João Almeida como que pegou na bicicleta “às cavalitas” e saltou para o 10º lugar da classificação geral na Volta à Espanha (subindo sete lugares) depois de, esta quinta-feira, ter “vencido” a montanha mais depressa de que os outros concorrentes, na 7ª etapa em que Nelson Oliveira subiu 21 lugares.
Sempre com o olho no “furacão” que voltou a surgir na frente do pelotão, por onde andou Nelson Oliveira na primeira parte da etapa, João Almeida soube garantir um ritmo que fosse favorável para atingir os fins de recuperar alguns lugares que tinha perdido no dia anterior.
A corrida teve um ponto alto sensivelmente a meio, quando Jay Vin, Remco Evenepoel e Enric Mas se debruçaram sobre o selim e começaram a ganhar velocidade de ponta para chegaram ao Pico Jano separados por dois segundos, numa vitória ao sprint, de forma a que Evenepoel conquistasse a liderança ao francês Rudy Molard.
Jay Vin (Alpecim-Deceuninck) foi o primeiro, com 4h38m00s, seguindo-se Remco Evenepoel (Alfa Radio), a 15 segundos e Enric Mas (Movistar) a 16 segundos.
João Almeida (EAU) completou na 11ª posição, a um minuto e 37 segundos, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) chegou no 42º posto, a 6m32s do vencedor, e Ivo Oliveira (EAU) voltou a não se dar bem com a montanha e acabou no 169º lugar, a 36m18s.
Com estes resultados, Jay Vin subiu a líder, com 20h50m07s, à frente de Rudy Molard (Groupama-FDJ), que ficou a 21 segundos e de Enric Mas (Movistar), que ficou a 28 segundos.
João Almeida passou do 17º para 10º, agora a 1m54s do primeiro, enquanto Nelson subiu do 59º ao 38º, a 8m37s e Ivo Oliveira passou de 149º para 168º, a 1h04m06s.
Esta sexta-feira corre-se a 7ª etapa, entre Camargo e Cistierna, numa distância de 190 km, numa corrida que volta a contar com mais montanhas.