O judoca André Alves foi o protagonista da missão portuguesa em Kazan (Rússia), onde está a decorrer a Universidia’2013, ao conquistar, esta terça-feira, a medalha de bronze nos – 73 kg.
Alves chegou à meia-final da categoria dos -73 kg sem grandes dificuldades. No combate decisivo contra o francês Jonathan Allardon, encontrou um adversário difícil, obrigando a uma luta (favorável ao francês, por ippon), mas que não impediu o nosso representante de passar às meias-finais.
Na lua pelo bronze, o judoca luso entrou motivado e não deu hipótese a Andrea Regis, vencendo por três shidos e um ippon, no que rendeu a primeira medalha para Portugal.
Outra boa prestação, também na Ginástica Artística, foi também a actuação na ginasta (Artística) Rita Limão Oliveira que, sendo primeira suplente, foi chamada para a final do All Around, no que foi a segunda participação portuguesa na modalidade numa final, e fechou com bons resultados. A ginasta terminou com o seu melhor resultado de sempre, ultrapassando o conseguido na classificativa, correspondendo ao 21° lugar, com 48.650 pontos.
Ainda na Ginástica Artística, Gustavo Simões, apurou-se para o All Around individual masculino com um excelente 17° lugar. Na final, também esta terça-feira, melhorou não só a sua posição (15° lugar) e como também a pontuação do dia anterior para 84,050.
No Voleibol de Praia, Fernando Silva e Sebastião Alves perderam os jogos do dia, frente às duplas do Canadá (O’Gorman/Pedlow) e da Alemanha (Dittelbach/Flueggen), por 2-0.
A dupla feminina, Joana Resende e Tânia Oliveira, venceram hoje o primeiro jogo da 2ª fase contra as australianas (Houghton/Oconnor-Williams) e amanhã encontram-se com a equipa principal da Rússia (Khomiakova/Ukolova). Os rapazes jogam com a dupla da Austrália (Moore H./Moore R.).
No atletismo, Sónia Tavares correu a eliminatória dos 200 metros no tempo de 24,04, o 11º entre as 24 apuradas para as três meias-finais.
Na mesma distância, David Lima cumpriu a primeira eliminatória com 21,10, foi 14º entre os 32 apurados para a meia-final. Com um registo final de 21,92, Pedro Bernardo foi 28º, tendo ficado por aí.
Meias finais que terão lugar esta quarta-feira, a partir das 15 horas portuguesas (18 locais), via “Eurosport”.
Ainda no Atletismo, Marcos Caldeira não foi além de um lisonjeiro oitavo lugar, com 15,87, bem longe dos 16,15 que obtivera na qualificação, registo que, a repetir-se, valeria o sexto posto.
Para esta quarta-feira está marcada a final (directa) dos 5.000 metros, onde estará Carla Salomé Rocha, esperando-se que esteja recuperada do desfile com a bandeira na mão e dos 10.000 metros que foram a seguir, para correr agora para as medalhas.
No Xadrez, Jorge Viterbo Ferreira disputou o primeiro jogo frente ao sul-coreano Sung Jae Hwang, que venceu, regressando esta quarta-feira à competição.
No Florete, Álvaro Noite e Gael Santos tiveram percursos semelhantes aos colegas da Espada.
Durante a fase de grupos, Álvaro conseguiu vencer 3 e perdeu 3, Gael venceu 2 e perdeu 4, ficando ambos apurados para a ronda 64. Nesta fase foram eliminados, respectivamente pelo sul coreano Myeong Jun Moon (15-7) e pelo britânico Alexander Tofalides (15-4).
A competição de Judo termina esta quarta-feira com a presença de Diogo Silva a competir no Open.