Domingo 23 de Novembro de 5158

Angélica André conquistou bronze no Europeu de Natação em Roma

Natação-EuropeuRoma-Angelica-21-08-2022

FP Natação

Angélica André alcançou, este domingo, no Europeu de Natação, a medalha de bronze na prova dos 10 km em águas abertas (mar), que terminou este domingo e na cidade de Roma.

A portuguesa, que no Mundial de Budapeste 2022 tinha terminado no 7º lugar, há duas épocas que segue entre a elite das águas abertas. Ontem esteve a um décimo do bronze nos 5 km, hoje a nadadora do FC Porto fez uma prova sempre no grupo da frente para, sobre a meta, ceder apenas para a alemã Leonie Beck (2.01.13,04 horas), prata no Mundial de Budapeste 2022, e para a italiana Ginevra Taddeucci (2.01.15,02). A portuguesa concluiu em 2.01.16,04.

Depois de Angélica André terminou a campeã olímpica no Rio 2016 e prata em Tóquio 2020, a holandesa Sharon van Rouwendaal, que ontem venceu os 5 km e a italiana Rachele Bruni, prata nos Jogos do Rio 2016.

Para Angélica André “é uma emoção muito grande. Esta medalha era o que me faltava, conquistada num Europeu, ainda por cima disputado numa recta final. Estou muito contente, depois da prova de 5 km onde fui 4.º classificada que me deu bons indicadores para hoje. A prova correu-me bem. A ideia é estar sempre no grupo da frente. Senti-me bem num sprint de 15, 20 metros”.

A jovem Mafalda Rosa foi 18.ª classificada.

Na prova masculina, o jovem Diogo Cardoso foi 15º e Tiago Campos não concluiu.

O pódio na prova masculina de 10 km foi ocupado pelo italiano Domenico Acerenza (1.50.33,6), e pelos franceses Marc-Antoine Olivier (1.50.373) e Logan Fontaine (1.50.39,1).

No setor feminino, Mafalda Rosa nadou bem o inicio da prova, mas sentiu dificuldades com o aumento do mar e com os ritmos impostos, também porque foi a primeira vez que nadou os 5km e os 10km seguidos, a jovem nadadora está já empenhada na preparação final do Mundial de Juniores, ela que é 3ª do europeu da Disciplina deste ano em Setúbal.

A Angélica esteve muito bem, nadou sempre bem posicionada… e que na última volta se colocou no sítio certo para poder juntar-se às outras três nadadoras que depois de uma reta final isoladas discutiram o pódio. Foi uma medalha muito ambicionada e que todos sabíamos que poderia ser possível, fruto do trabalho que tem desenvolvido e das competições que tem nadado.

No final foi uma competição bem conseguida, com um 6º lugar na classificação coletiva, algo inédito e que nos coloca entre as potencias Europeias da Disciplina. Sabendo nós que fruto de um bom momento que atravessamos e que há muito trabalho pela frente para podermos consolidar esta posição.

© 5158 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.