Com duas medalhas de ouro conseguidas no último dia dos Europeus Multidesportivos, concluidos este domingo em Munique, a Canoagem somou cinco lugares no pódio (de um total de oito para Portugal), num pecúlio que tem vindo a cimentar-se ano após ano.
O cabeça de cartaz tem sido (e foi) Fernando Pimenta que, só à sua conta, chegou às 121 medalhas (entre ouro, prata e bronze), numa carreira que continua a ser brilhante a todos os níveis.
Neste domingo, Fernando Pimenta voltou a subir a fasquia ao vencer, de forma fácil – dado o avanço para o segudo classificado – a prova do K1 5.000 metros, enquanto Kevin Santos (K1 200 metros) foi, de alguma forma, a surpresa que faltava, ao também chegar ao ouro, um título que o próprio atleta reclamava para si há alguns anos. Foi desta e muito bem.
Alemanha e G. Bretanha os mais medalhados nos europeus
Conquistanto 60 medalhas cada um, a Alemanha e a G. Bretanha foram os protagonistas principais destes Europeus Multdesportivos, pese embora o título global seja entregue aos alemães, porquanto alcançaram mais duas medalhas de ouro do que os britânicos.
De salientar que, com as medalhas alcançadas neste domingo, Portugal subiu a um 13º lugar, com as oito conseguidas (das quais quatro de ouro, 2 de prata e 2 de bronze), uma classificação que deve ser enaltecida face à qualidade demonstrada pelos atletas portugueses.
O que até podia ter sido melhor, se não houvesse alguns resuktados de alguma forma inesperados para o que se podia contar como normal.
A Alemanha conseguiu 26 medalhas de ouro, 20 de prata e 14 de bronze, enquanto a G. Bretanha se ficou pelas 24 de ouro, 19 de prata e 17 de bronze.
A Itália e a França disputaram o “bronze” do pódio dos pódios, com os italianos a conquistarem 51 medalhas (14 de ouro, 18 de prata e 19 de bronze) contra as 50 dos franceses (11 de ouro, 17 de prata e 22 de bronze).
Na quinta posição ficou a Hungria, com 23 medalhas (11 de ouro, 7 de prata e 5 de bronze).