A Seleção Nacional sub-18 de Andebol conquistou a segunda vitória frente à congénere da Itália e segue para a fase principal, tendo como próximo adversário a Croácia a fechar o Grupo B.
Portugal alcançou, esta sexta-feira, a segunda vitória no Campeonato da Europa sub-18, a decorrer em Podgorica, Montenegro, diante da Itália, por uns expressivos 20 golos de diferença, bem como o respetivo bilhete dourado para o Main Round da competição.
Depois de quase seis minutos sem qualquer golo e em que as duas equipas demonstravam alguma falta de concentração, foi a Itália a inaugurar o marcador, antes de Vasco Costa responder de imediato com o golo do empate e primeiro de Portugal.
Aos 10 minutos o marcador registava um empate a três golos, sem que a formação das Quinas tivesse estado na dianteira do marcador, algo que acabou por acontecer no minuto seguinte, quando Miguel Oliveira assinou o 3-4. Nesta altura do jogo, o central destacava-se como uma das figuras do encontro, somando já três dos quatro golos de Portugal. Foi nesse período que a seleção italiana começou a revelar uma falta de eficácia maior, aliada à boa prestação defensiva da equipa portuguesa, e aos 19 minutos a margem era de três golos, ao 4-7.
A sete minutos final da primeira parte, Portugal chegava pela primeira vez à diferença de cinco (6-11), com mais um golo de Miguel Oliveira, que reforçava o estatuto de candidato a MVP.
As principais dificuldades no ataque luso prendiam-se com a finalização aos seis metros por parte dos pivôs, quer Ricardo Brandão, quer António Machado iam sendo anulados pelo guardião da Itália. No final dos primeiros 30 minutos, a seleção orientada por Nuno Santos beneficiava de uma vantagem relativamente tranquila (10-14 ao intervalo).
A etapa complementar abriu com um parcial de 0-4, com golos de Nuno Oliveira (2), Xavier Barbosa e Miguel Oliveira, com uma defesa de Diogo Rêma Marques pelo meio, o que colocava Portugal num patamar seguro de oito golos à maior (10-18), aos 35 minutos.
O ímpeto português continuava a ser uma ‘dor de cabeça’ para os italianos, que viram a margem de 12 golos aparecer (12-24), com notas claras de melhoria em toda a linha da Seleção Nacional, em cima dos 40 minutos.
A superioridade lusa era cada vez mais evidente e o desfecho positivo era mais do que previsível, estando os portugueses apenas à espera do apito final, já que a 10 minutos do término, eram já 18 os golos que separavam as duas equipas (13-31). A segunda vitória no Europeu sub-18 foi confirmada após uma segunda-parte de alto nível, bem como a presença no Main Round da competição, completando o desafio com o resultado de 38-18.
MVP & Top Scorer: Vasco Costa – 7 golos
O jogo Croácia-Portugal (domingo) é o último desta fase de grupos.