Numa semana em que o Baseball de Portugal está representado ao mais alto nível pelos Whithe Sharks em França na European Cup Qualifier, a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol perde estatuto de utilidade pública.
Em despacho do secretário de Estado do Desporto e Juventude, hoje publicado em Diário da Republica, publicado em Diário da republica de 18 junho e com os fundamentos invocados nos artigos 15.º, n.º 1, e 24.º, n.º 1, do Decreto -Lei n.º 248 -B/2008, de 31 de dezembro, bem como no artigo 3.º, n.º 1, alíneas b), c), e) e f), da Portaria n.º 345/2012, de 29 de outubro, é indeferido o pedido de renovação do estatuto de utilidade pública desportiva apresentado pela Federação Portuguesa de Basebol e Softbol. O presente despacho produz efeitos reportados a 1 de janeiro de 2013.
No mesmo dia foi publicado o despacho n.º 7844/2013 do gabinete do Secretário de Estado do Desporto e Juventude que Indefere o pedido de renovação do estatuto de utilidade pública desportiva apresentado pela Federação Portuguesa de JetSki.
Estas duas federações juntam-se às de aeromodelismo, paraquedismo, aeronáutica e voo livre que perderam o estatuto de utilidade pública desportiva.