Domingo 25 de Novembro de 9703

Rei morto, Rei posto e venha Chengdu (China) para 2025, na 12ª edição os Jogos Mundiais

The World Games 2022

COP

Com uma intervenção do famoso Lionel Richie – com bela música para alegre mais um fim-de-festa em beleza – concluíram-se os Jogos Mundiais de Birmingham2022 (EUA) com o céu pintado de um arco iris com todas as cores.

Este foi um dos momentos altos (fogo-de-artifício), enquanto o segundo foi a actuação de Lionel Richie para festejar os dez dias de competição, onde se juntaram 3.550 atletas de 34 modalidades e disciplinas.

O terceiro – e conhecido há mais tempo, ainda que pouco divulgado – foi que a 12ª edição terá lugar em Chengdu (China), em 2025, ainda com datas a definir, com a bandeira dos Jogos Mundiais a passar das mãos de Randall Woodfin, mayor da cidade, para Yang Shen Wei, Chefe da Delegação de Chengdu presente nos Estados Unidos, tendo a comitiva chinesa deixado água na boca com a promessa de “escrever um novo capítulo na história dos Jogos Mundiais”.

Em Birmingham foram entregues 223 conjuntos de medalhas e registada uma audiência total de 375 000 espectadores, sendo o primeiro evento multidesportivo internacional a contar com audiência nas bancadas após a pandemia de COVID-19.

A Equipa Portugal esteve representada por 47 atletas de 9 modalidades e disciplinas – Canoagem, Corfebol, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática, Ginástica de Trampolins, Kickboxing, Muaythai, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade.

Filipe Jesus, Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Mundiais Birmingham 2022, fez o balanço positivo da presença portuguesa nesta competição, tendo salientado que “estou muito satisfeito porque alcançámos o melhor resultado ao nível de medalhas e toda a Missão teve um comportamento exemplar”.

Para além de enaltecer os atletas portugueses e os oficiais que os acompanharam, Filipe Jesus destacou ainda outra presença lusa em Birmingham, como foi o caso dos pais de muitos dos atletas presentes, tendo referido que “é sempre bom ter apoiantes portugueses na bancada, e esta é uma referência mais que merecida porque os pais são dos grandes responsáveis por termos estes atletas a brilharem nos Jogos Mundiais”.

Portugal classificou-se no 36º lugar do medalheiro da competição, entre 73 países que conquistaram medalhas, com um total de cinco subidas ao pódio, mais duas que na última edição em Wroclaw (Polónia’2017), onde tinha terminado com três bronzes, num quadro liderado pela Alemanha, seguida dos Estados Unidos da América e da Ucrânia.

Com o final da 11ª edição dos Jogos Mundiais, Portugal acumula 28 medalhas: seis de ouro, nove de prata e treze de bronze.

De entre as cinco conquistadas nesta edição, destaque para o ouro, que Portugal não conseguia há 21 anos (a última tinha sido em 2001 na competição de Hóquei em Patins) e para o Muaythai que conquista a primeira medalha da modalidade nesta competição, tendo Portugal com cinco medalhas: ouro nos pares de Patinagem Artística, prata em Muaythai 81kg, prata em pares femininos de Ginástica Acrobática, prata em grupos femininos de Ginástica Acrobática e bronze na distância curta de Canoagem de Maratona.

Fica o registo de que a última parte da comitiva lusa está a voar para o Aeroporto de Lisboa, onde deverá chegar por volta das nove horas da manhã desta terça-feira.

Nos mapas aqui inseridos (COP), fica o quadro dos resultados de todos os representantes portugueses.

© 9703 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.