Sexta-feira 25 de Novembro de 5138

Polaco Pawel Fajdek conquistou quinto título mundial e aproximou-se do “super-voador” Sergey Bubka

Pawel Fajdek

European Athletics

O polaco Pawel Fajdek é um dos maiores vultos de todos os tempos do desporto, tendo-se consolidado neste sábado (16) no Mundial de Atletismo Oregon22, quando conquistou o quinto título mundial consecutivo no lançamento do martelo.

Apenas um atleta na história do atletismo mundial – a lenda do salto com vara Sergey Bubka – ganhou mais títulos mundiais numa única disciplina.

Fajdek produziu um arremesso de 81,98m – a maior distância de qualquer uma das suas marcas vencedoras do título mundial – para vencer o compatriota e campeão olímpico Wojciech Nowicki (81,03m) e o norueguês Eivind Henriksen (80,87m). Os mesmos três homens dividiram um pódio nas Olimpíadas de Tóquio no ano passado, embora em uma ordem diferente.

Outro facto de relevo neste mundial, refere-se a Fred Kerley, que está acostumado a estar na multidão, mas que, definitivamente, não sabe como se destacar.

Kerley separou-se do pelotão pouco antes da linha de chegada no segundo dia do mundial Oregon22 para liderar o pódio dos EUA nos 100m masculinos (16).

A vitória de Kerley surgiu logo após Chase Ealey ganhar o primeiro ouro dos EUA nos campeonatos (peso feminino), enquanto Wang Jianan conquistou o primeiro título de salto em comprimento masculino da China no cenário mundial.

Na corrida final da noite, havia menos pessoas na linha de partida com Kerley em Hayward Field do que no seu quarto de infância.

Kerley (27 anos) morava numa casa com 26 pessoas enquanto crescia no Texas depois que ele e seus irmãos foram adoptados por sua tia, Virginia Kerley, em 2005.

“Havia 13 de nós num quarto, numa palete”, disse Kerley. “No final do dia, como todas as outras casas, todos nos divertimos e estamos fazendo grandes coisas agora”.

Agora, pode considerar-se o homem mais rápido do mundo, conquistando o terceiro ouro consecutivo para os EUA nos 100m masculino e o 11º no geral no evento.

O medalhista de prata olímpico de Tóquio marcou 9,86, enquanto Marvin Bracy-Williams e Trayvon Bromell cruzaram a linha de chegada em 9,88, com Bracy-Williams terminando dois milésimos de segundo à frente de seu parceiro de treinamento.

“Perdi as Olimpíadas por 0,04″, disse Kerley sobre a colocação atrás do italiano Marcell Jacobs, que desistiu das semifinais do Oregon para não arriscar mais lesões. “Eu vi Bracy na minha frente – ele mergulhou cedo e eu na hora certa e fiz o trabalho.”

Um terceiro facto é relativo a Hayward Field, a pista onde se disputam as provas, que provou ser um campo muito feliz para o chinês Wang Jianan. O jovem (25 anos) conquistou o título mundial de salto em comprimento nos sub-20 em Eugene (2014) e oito anos depois se tornou o campeão sénior, saltando 8,36m na ronda final para negar ao grego Miltiadis Tentoglou outro ouro n a competição.

Durante a maior parte da competição, Tentoglou procurou completar um grande conjunto de medalhas de ouro que inclui títulos olímpicos e mundiais de indoor, além de vitórias europeias tanto dentro quanto fora.

Para o deleite da torcida local, o americano Steffin McCarter conseguiu o primeiro salto de mais de oito metros da competição, saltando 8,04m na segunda rodada, e isso pareceu estimular Tentoglou a entrar em acção. O grego (24) anos subiu a 8,30m em resposta ao pontapé inicial de uma série consistente que continuou com saltos de 8,29m, 8,24m e, depois, a sua marca de medalha de prata de 8,32m.

Enquanto isso, o suíço Simon Ehammer tinha 8,16m na segunda rodada e estava de olho no pódio, procurando se tornar o primeiro decatleta ativo a ganhar uma medalha global individual sénior em outra disciplina.

Mas Wang estava esperando pacientemente sua hora de brilhar. Com 8,03m na terceira rodada, resultado que repetiu na quinta, Wang ficou em quinto lugar faltando uma tentativa. Após “aterrar” na areia, pulou para cima novamente, olhando para o placar para ver seu salto confirmado em 8,36m – colocando-o quatro centímetros à frente de Tentoglou, conquistando o ouro.

© 5138 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.