Com os olhos postos nos Campeonatos do Mundo de Sub-20, que se realizam em Cali, na Colômbia, de 2 a 7 de Agosto, vários foram os recordas pessoais que surgiram na primeira jornada dos nacionais de sub20, que decorrem este fim-de-semana, em Vagos.
Para além dos recordes pessoais batidos – e um recorde dos campeonatos – na persecução do sonho de representar Portugal, verificou-se que, no final da primeira jornada, a Juventude Vidigalense, em femininos, e o Sporting Clube de Portugal, em masculinos, comandam as classificações colectivas.
No plano individual, destaque para as prestações nas provas de velocidade. Sisínio Ambriz (Benfica) e Paulo Pereira (Maia), que no fim-de-semana passado se tinham destacado nos Campeonatos Nacionais de Esperanças, voltaram a dar nas vistas.
Ambos perseguiam a marca de qualificação para os mundiais de Sub-20, conquista que alcançaram este sábado nos 100 metros, ao terminarem, respectivamente em primeiro e segundo lugares, com as marcas de 10,51s e 10,52s, recordes pessoais.
Do lado feminino, repetiu-se a fórmula, com as atletas do Benfica Nádia Cruz e Leonor Ferreira a disputarem o pódio ao milésimo. Nádia Cruz saiu vencedora, com a marca de 11,74s, melhorando a marca de qualificação para os mundiais que fez na semana passada em Leiria, sagrando-se campeã de esperanças; e Leonor Ferreira, com 11,78s, conquistou a marca de qualificação para os mundiais sub-20.
Foram precisamente estas as atletas que, juntamente com Diana Sousa e Joana Dias, bateram o recorde dos campeonatos na estafeta feminina de 4×100, com a marca de 46,98s. Do lado masculino foi também a estafeta do Benfica a vencer, cumprindo o percurso em 43,30s.
De sublinhar ainda a prestação de Marta Araújo (MAC), que conquistou mais dois títulos, o do salto em comprimento, com 5,98 metros (v: +4,10 m/s), e o de campeã do salto em altura, com 1,67 metros.
Também o campeão dos 3000 metros obstáculos, Leandro Monteiro, do Sporting, conseguiu marca de qualificação para os mundiais, com o tempo de 9m05,33s. Do lado feminino, sagrou-se campeã Beatriz Rios, também do Sporting, com a marca de 10m59,16s.
De sublinhar a prestação de Tiago Ramos, do CATUNES, nos 10 000 metros marcha, que ultrapassou o campeão em título Pedro Dias, do Pechão, para vencer em 43m29,81s, marca de qualificação para os mundiais de sub-20. Do lado feminino, venceu a campeã nacional júnior de marcha em estrada, Inês Mendes, que já tem marca de qualificação para os mundiais, com o tempo de 48m57,93s.
Nos 1500 metros, Rita Figueiredo, do Sporting, que carimbou na semana passada o passaporte para os mundiais, conquistou hoje o título com o tempo de 4m28,33s, aproximando-se novamente da marca de qualificação. Do lado masculino, venceu Rodrigo Lima, também do Sporting, com a marca de 4m03,79s.
Sofia Lavreshina, do Sporting, renovou o título de campeã nacional nos 400 metros, com 56,86s. Do lado masculino, venceu Rodrigo Caetano, do Belenenses, com 48,51s. Também Simão Alexandre, do AEAC, renovou o título, mas no salto em comprimento, com 7,29 metros.
Rodrigo Alcobia, do Benfica, juntou o título sub-20 ao de esperanças conquistado na semana passada, hoje com 4,60 metros.
Duarte Santos, do Sporting, sagrou-se campeão dos 5.000 metros em 15m09,31s. Do lado feminino, foi Diana Fernandes, da UDV, a vencer, com 17m20,41s.
Márcia Maketa, da Juventude Vidigalense, é a nova campeã do lançamento do martelo, liderando a competição desde o eu início, para melhorar a sua marca ao quinto ensaio, vencendo com 51,25 metros. No lançamento do disco sagrou-se campeã Raquel Gomes, da Juventude Vidigalense, com a marca de 46,22 metros.
Tiago Nunes, da ADREP, venceu o lançamento do peso, com 14,80 metros, tendo o lançamento do dardo sido ganho por João Fernandes, do Novas Luzes, com 56,37 metros.