Portugal voltou a fazer história no M20 EHF Euro 2022 e levou o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos ao delírio com uma vitória recheada de emoção e drama, sobre a Suécia, que carimbou a passagem à grande final da competição, que se realiza no mesmo local, este domingo.
Aos quatro minutos, a equipa nórdica vencia por 1-3 e revelava maior concentração nas acções colectivas e, um minuto mais tarde, Gabriel Cavalcanti foi excluído pela primeira vez na partida, tornando mais difícil – em teoria – uma possível recuperação lusa.
No entanto, os comandados de Carlos Martingo não se deixaram afectar pelas circunstâncias e, embalados pelo forte apoio que se fez sentir em Matosinhos, deixaram a Suécia apenas a ver enquanto a eficácia falava por si: um parcial de 5-0, finalizado aos 10 minutos por Martim Costa, mudou completamente o rumo do jogo e Portugal passou a liderar por 7-4.
Os suecos voltaram a crescer, mais tarde, e o empate apareceu de novo (8-8), sete minutos depois, mas o guarda-redes Diogo Rêma insistia em manter Portugal no controlo do resultado. Nos últimos 10 minutos da primeira parte, os ataques de parte a parte foram, na sua maioria, mais ponderados e a superioridade continuaram a pertencer à equipa das Quinas, que saiu para o descanso em vantagem (12-10),
Os primeiros 13 minutos da etapa complementar trouxeram um forte equilíbrio entre Portugal e Suécia, com as duas equipas perfeitamente ‘encaixadas’ e a replicarem acções de forma constante, sempre com os lusos na dianteira.
Mas, sensivelmente a meio da segunda parte, a formação nórdica cresceu no encontro e apontou um parcial de 0-4, distanciando-se até ao 19-21 – dois golos de vantagem – algo que já não acontecia desde o 1-3. Os muitos adeptos que apoiavam Portugal em Matosinhos embalaram a equipa lusa para mais uma resposta contundente, pouco depois, transformada num parcial de 3-0, com grande influência de Francisco Costa, para voltar a agarrar a liderança (22-21).
A recta final de jogo foi vivida sob tensão e equilíbrio mas, nos últimos segundo, Portugal beneficiou de um livre de 7 metros, convertido com sucesso por ‘Kiko’, com direito a festa no final, no triunfo tangencial de 25-24.
MVP: Diogo Marques – 37% de eficácia (13 defesas / 35 remates)
Top Scorer: Francisco Costa – 5 golos (50% de eficácia)
A final deste europeu de andebol de sub20 joga-se no domingo, com Portugal a voltar a defrontar a Espanha, a quem venceu na fase anterior.