Após quatro vitórias seguidas, Portugal sofreu a primeira derrota ante a Hungria (33-30) mas estará nas meias-finais, onde defrontará a formação da Suécia.
Com presença garantida nas meias-finais, a Selecção Nacional sub-20 apresentou-se diante dos húngaros para o último jogo do Main Round, com um sete inicial renovado, mas foi a Hungria a impor-se nos primeiros minutos (2-0), antes de Vasco Costa voltar a empatar a partida a três golos, em cima do minuto cinco.
No entanto, a equipa húngara mostrou mais fluidez no ataque e apoiou-se nas eficazes combinações com o pivô para chegar a uma inédita margem de três golos (7-4), perto dos 10 minutos.
Sete minutos mais tarde, e sem conseguir quebrar o ritmo do adversário (12-9), Carlos Martingo pediu o primeiro time-out do encontro e, no recomeço, as investidas de Portugal continuavam a esbarrar no guarda-redes húngaro, Akos Takacs, que transbordava confiança entre os postes, terminando o primeiro tempo com 17-13 para os húngaros.
Nos primeiros minutos da segunda parte, a Hungria continuou com o mesmo ímpeto e assinou um parcial de 3-0 (20-13), chegando a uma larga margem de sete golos e, prontamente, Carlos Martingo solicitou novo time-out, ainda antes dos 35 minutos.
Dez minutos mais tarde (26-22), apesar de uma pequena recuperação, repetia-se a história, com a Selecção Nacional a conceder alguns golos de contra-ataque aos húngaros, o que complicou a tarefa de reagir com critério à desvantagem. A primeira derrota de Portugal acabou por se confirmar e ficou fechada em 33-30.
MVP: João Gomes – 3 golos e 7 assistências
Top Scorer: Gabriel Cavalcanti / Pedro Oliveira / Tiago Teixeira – 5 golos cada
Sobre a partida, o timoneiro, Carlos Martingo, parabenizou o adversário e apontou a falta de intensidade como a maior dificuldade lusa na última partida do Main Round, salientando que “primeiro de tudo, quero dar os parabéns à Hungria porque mereceram a vitória, foram melhores que nós hoje. Não jogámos com a intensidade defensiva que devemos jogar e quando não temos essa intensidade, não temos tantas hipóteses de vencer o jogo. No ataque, vamos conseguindo resolver. Ainda assim, acho que lutámos e tentámos voltar à luta pelo resultado, mas a Hungria foi superior e mereceu vencer.”
A Suécia será o próximo adversário de Portugal, nas meias-finais, após vencer a Alemanha, também esta tarde, por 25-29, e irão encontrar-se no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, já esta sexta-feira (19h30, no Canal 11).
Pode adquirir os seus bilhetes diários para a competição, que está a decorrer em Portugal desde dia 7 até 17 de Julho de 2022.
A Selecção Nacional tem ambições de se superar a cada dia e, em território nacional e diante dos seus adeptos, precisa do apoio de todos para que este seja um evento memorável para o andebol português. O preço unitário é de 5€ por dia de competição e abrange todos os pavilhões que vão acolher o evento.