A Canoagem terminou a sua presença nos Jogos Mundiais Birmingham 2022 com o 4º lugar de José Ramalho na distância longa – 10 voltas de 2km com 8 portagens e mais uma volta de 1km.
O canoísta português completou o percurso em 1.26.13,23 tendo ficado impedido de competir pelas medalhas devido a uma passagem na portagem em que houve um toque do canoísta da África do Sul, Andy Birkett (que viria a sagrar-se vencedor), levando Ramalho a perder tempo na reentrada da água e a falhar o contacto com o grupo da frente que conquistou as três medalhas.
Ainda assim, Ramalho referenciou que “estou bastante feliz por ontem ter sido medalha de bronze nos Jogos Mundiais, na primeira vez que participei. Como é óbvio o meu objectivo eram as medalhas, consegui na short race, mas na prova mais longa consegui o 4º lugar. Não foi bem aquilo que queria e que tinha preparado, mas foi o resultado possível”.
Na competição feminina, Maria Gomes terminou no 10º lugar com o tempo de 1.37.43,15, numa prova ganha pela húngara Vanda Kiszli (1:32:40.76). Na sua estreia nos Jogos Mundiais, a jovem estava satisfeita com a sua prestação, tendo salientado que “estou muito feliz por estar aqui, sei que fiz uma boa prova e estou muito contente com ambos os resultados. Dei o meu melhor por Portugal”.
O grupo de Dance de Ginástica Aeróbica, composto por Inês Almeida, Beatriz Brandão, Maria Coutinho, Carolina Cruz, Diana Diogo, Joana Matos, Carolina Santos e Bruna Silva terminou a qualificação da especialidade na 6ª posição, ficando impossibilitado de aceder à final. Pontuaram 16,750, sendo que a nota mais alta foi para o grupo da Hungria com 18,125.
O Corfebol abre a fase de grupos frente aos Países Baixos às 13h15 (19h15 em Portugal continental) e no Kickboxing, Sofia Oliveira (-60kg) e Tiago Santos (-63,5kg) iniciam os quartos-de-final às 12h30 (18h30), com progressão para as meias-finais no período da tarde.