A Missão de Portugal aos Jogos Mundiais é composta, para além dos atletas e oficiais, por uma equipa de saúde pronta para prestar os cuidados necessários para que todos os atletas possam entrar em competição no seu melhor.
Em Birmingham estarão cinco elementos – uma médica, um enfermeiro e três fisioterapeutas, a saber:
Úrsula Martins é a médica que dará apoio a toda a missão. Tem experiência em acompanhamento de ginastas nas Taças do Mundo, Campeonatos do Mundo e da Europa. A sua ligação à Ginástica não vem só da medicina – foi atleta de Ginástica Acrobática e chegou à selecção nacional da disciplina, passando depois a ser treinadora.
Daniel Cunha é o enfermeiro de serviço. Acompanhou sete edições das Universíadas, três edições dos Jogos da CPLP, a selecção de futebol sub-23 e sénior durante oito anos e a secção de Hóquei em Patins do Futebol Clube do Porto durante mais de 20 anos. Nunca foi atleta, mas não é por isso que não se sente à vontade no mundo do desporto.
Diogo Santos é fisioterapeuta e acompanha habitualmente a equipa de Trampolins às competições internacionais. No seu passado, praticou futebol, modalidade na qual também teve oportunidade de exercer enquanto fisioterapeuta. Em Birmingham fará a sua estreia em competições multidesportivas.
Gonçalo Custódio também está ligado à Ginástica, acompanhando nos últimos dois anos tanto os Trampolins como a Acrobática e a Aeróbica em Campeonatos do Mundo e da Europa, como fisioterapeuta. Praticou futebol durante 18 anos.
João Santos acompanha a equipa de Corfebol desde 2018 como fisioterapeuta nos escalões sub-19, sub-21 e seniores. Acumula 19 anos como jogador de Corfebol, tendo sido esta época vice-campeão nacional.