Portugal defronta a Suíça no próximo sábado (17h), em Wigan, naquele que será o seu jogo de estreia no Euro-2022 Feminino. Na antevisão desta partida, após o treino desta quarta-feira, Carole Costa disse esperar dificuldades para a Equipa das Quinas e revelou que irá reencontrar uma ex-companheira de balneário.
A propósito, referiu a jogadora lusa ao site da FPF que “conheço bem a guarda-redes Gaëlle Thalmann, com quem joguei na Alemanha, quando estava no Duisburg. Também conheço a defesa central Rachel Rinast e esperamos um jogo difícil, complicado, com jogadoras muito competitivas, a jogarem em ligas muito fortes, como Alemanha, Espanha, Inglaterra, e na própria Suíça. Por isso estarem a trabalhar a um nível alto nesses clubes, são jogadoras que têm muita qualidade, mas nós vamos usar o nosso colectivo para conseguir vencer”.
Uma das jogadoras mais experientes do grupo comandado por Francisco Neto, a internacional portuguesa reconheceu estar motivada com a “confiança” que o seleccionador nacional deposita nela, e mostrou vontade de ajudar Portugal no Campeonato da Europa.
“É sempre bom sentir a confiança da Equipa Técnica. Claro que é sempre uma responsabilidade enorme estar aqui com este símbolo ao peito e só quero continuar a dar o meu melhor”, vincou Carole Costa, que marcou na preparação para o Europeu, diante da Grécia. “Sou uma defesa que marca golos, não escondo isso. Mas, para mim, a vitória da minha equipa é mais importante”, acrescentou.
Após uma temporada muito preenchida, com 32 jogos ao serviço do Benfica e 14 na Selecção Nacional, Carole Costa deixa a garantia de que está em boa forma. ”Foi uma época desgastante, aliás como todas. A nossa Liga BPI está cada vez mais competitiva. Felizmente, pude descansar nas férias que tive antes do Europeu e, neste momento, sinto-me bem fisicamente”.
A internacional Joana Marchão saiu queixosa do treino desta quarta-feira, após um choque com uma colega de equipa. A defesa fez um traumatismo num ombro e está sob observação médica.
Quem não treinou foi Kika Nazareth, que se manteve no hotel de estágio da equipa, a recuperar de uma amigdalite.
Suzane Pires, chamada para o lugar de Andreia Jacinto, já integrou a comitiva nacional e irá participar no treino desta quinta-feira.
Portugal, que participa pela segunda vez num Europeu feminino, integra o grupo C da competição, no qual defrontará a Suíça, no sábado (17h), os Países Baixos (13 de Julho) e a Suécia (17 de Julho).
Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro grupos apuram-se para os quartos-de-final do Europeu.
Competição que se iniciou esta quarta-feira com um embate entre a anfitriã Inglaterra e a Áustria, que levou mais de 68 mil adeptos às bancadas do Estádio Old Trafford.
Perante casa cheia, as britânicas venceram o encontro pela margem mínima, com um golo de Beth Mead, ao minuto 17.
Com os três pontos conquistados, a Inglaterra passa a comandar o Grupo A, do qual fazem parte, além da Áustria, a Noruega e a Irlanda do Norte.