ão 47 atletas de 9 modalidades/disciplinas que entram em competição nos Estados Unidos da América entre os dias 7 e 17 deste mês de Julho, Missão que foi apresentada publicamente nesta segunda-feira e pelo Comité Olímpico de Portugal.
Missão de Portugal aos Jogos Mundiais Birmingham (EUA) que tem como particularidade ter quase 60% de atletas do sexo feminino – são 28 no universo total de atletas da Equipa Portugal.
A cerimónia oficial, que fez a tradicional entrega da bandeira de Portugal a cada uma das modalidades, aconteceu na sede do COP, perante o olhar atento do Presidente do COP que desejou que todos os elementos da Missão consigam uma “experiência positiva” nesta competição, tanto a nível pessoal como desportivo e que a presença em Birmingham deixe “saudades”.
O Presidente do COP recordou ainda a responsabilidade que é representar Portugal em competições internacionais e que em todas as circunstâncias os atletas e oficiais devem manter um “comportamento social exemplar”.
Filipe Jesus, Chefe da Missão de Portugal destacou o empenho de toda a equipa do COP para proporcionar as melhores condições para que os atletas possam concentrar-se apenas em “competir”!
Vítor Pataco, Presidente do instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em representação do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, desejou a melhor das sortes a todos os atletas, com a expectativa de que “façam o seu melhor” e relembrou que mesmo em tempos difíceis o IPDJ continua a apoiar as representações nacionais em competições internacionais.
O mote para a participação portuguesa foi dado por Diana Gomes, Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos: “Afirmem o vosso valor. Viva Portugal!”
Esta é a 11ª edição destes Jogos, iniciados em 1981 (Santa Mónica, também nos Estados Unidos da América), onde Portugal se estreou com a conquista de uma medalha de ouro na modalidade de Patinagem, mormente pela equipa de Hóquei em Patins, nessa altura ainda em fase ascendente e onde Portugal era um dos maiores símbolos mundiais.
Patinagem que, só à sua conta e no cômputo geral da presença portuguesa ao longo dos anos, conquistou sete medalhas (4 de ouro e 3 de bronze) entre 1981 e 2005, em que o Hóquei em Patins foi rei, com as quatro medalhas de ouro alcançadas entre 1981 e 2001.
No balanço das dez presenças anteriores, Portugal conquistou cinco de ouro, seis de prata e doze de bronze, num total de 23.
Na última edição (2017, na Polónia) a equipa nacional alcançou três medalhas de bronze, nas modalidades de Jiujitso, Ginástica (Trampolins) e Patinagem (Artística).
A comitiva lusa, chefiada por Filipe Jesus, saiu de Lisboa nesta terça-feira.
No dia 8 terá lugar a Cerimónia de Abertura terá lugar pelas duas horas da madrugada em Portugal (20 horas em Birmingham-EUA), com o programa competitivo a iniciar-se no dia 9 e até ao dia 17 deste mês de Julho, com 3.600 atletas de mais de uma centena de países presentes.
Os atletas apurados para integrar a Missão de Portugal são os que se apresentam
Canoagem – Maratona: Maria Rego Gomes e José Ramalho;
Corfebol – Equipa Mista: Ana Beatriz Guita, Catarina Frade, Catarina Correia, Hugo Fernandes, Inês Santos, Isabel Almeida, João Almeida, Júlio Ruivo, Luise Ruivo, Pedro Correia, Sebastião Condado, Sofia Gomes, Tiago Luz e Tomás Lourenço;
Ginástica Acrobática – Par feminino: Ana Rita Teixeira e Rita Ferreira;
Ginástica Acrobática – Par masculino: Bruno Ramalho e Fábio Beco;
Ginástica Acrobática – Par misto: Maria Rita Marvão e Dinis Cardoso;
Ginástica Acrobática – Grupo feminino: Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Beatriz Carneiro;
Ginástica Aeróbica – Dance: Beatriz Brandão, Bruna Silva, Carolina Cruz, Carolina Santos, Diana Diogo, Joana Almeida, Joana Matos e Maria Coutinho;
Ginástica de Trampolins – Duplo Mini-Trampolim: Diana Gago e Tiago Romão;
Ginástica de Trampolins – Tumbling: Matilde Girão e André Palma;
Kickboxing – K1 Style: Ana Sofia Oliveira e Tiago Santos;
Muaythai – Muay: Diogo Calado e Rui Botelho;
Patinagem Artística – Dance: Ana Luísa Walgode e Pedro Walgode;
Patinagem Artística – Freeskating: Diogo Craveiro;
Patinagem – Velocidade: Miguel Bravo