De acordo com a informação veiculada pelo Comité Olímpico de Portugal, a realocação de quotas, na sequência da desistência de alguns atletas, abriu a possibilidade para que mais dois atletas portugueses se juntassem à Equipa Portugal.
Para o caso, foi a entrada da modalidade de Muaythai, elevando a comitiva portuguesa para para 47 atletas, com a inclusão de Matilde Rodrigues, na prova de 57kg e de Gonçalo Noites em 71kg.
Matilde (19 anos) é vice-campeã da Europa (2019) e do Mundo (2022) e o que mais aprecia na modalidade é o fair play entre os atletas, embora reconheça que, por vezes, existe alguma injustiça nos resultados.
Tem como fontes de inspiração os seus colegas de selecção e vê Maria Lobo e Dina Pedro como os seus ídolos. Considera-se ambiciosa e determinada e nos tempos livres gosta de fazer crochet.
Gonçalo (21 anos) foi campeão europeu em 2018 e vice-campeão em 2019 e 2022, gostando da possibilidade de melhorar em todos os treinos, mas a perda de peso para entrar na categoria é o que menos aprecia.
Para os Jogos Mundiais quer dar o melhor no ringue e fazer uma boa prestação. É licenciado em Eletrotécnica e de Computadores e está a frequentar o Mestrado na mesma área.
A comitiva para este evento será apresentada na tarde (15 horas) desta segunda-feira, na sede do Comité Olímpico de Portugal.