O sorteio para a fase inicial do Mundial de Andebol’2023 teve lugar, este sábado, na Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional Polaca, em Katowice, a mesma cidade que irá acolher o primeiro jogo da competição, Polónia-França, a 11 de Janeiro de 2023, num evento de prestígio, onde o Presidente da Federação Internacional de Andebol (IHF), Dr. Hassan Moustafa, sublinhou o lema “Stick Together”.
Cada país anfitrião tinha a prerrogativa de designar uma equipa qualificada para cada cidade anfitriã. Por conseguinte, a Alemanha jogará a sua ronda preliminar no Grupo E, em Katowice, Espanha e Noruega em Cracóvia nos Grupos A e F, respectivamente, os atuais campeões Dinamarca enfrentarão os seus adversários do Grupo H em Malmo, a Croácia em Jonkoping e a Islândia para o Grupo D em Kristianstad, onde também se encontra Portugal. Os anfitriões Polónia e Suécia escolheram jogar em Katowice e Gotemburgo, respectivamente.
Recordamos que Portugal passou a fase de qualificação ao deixar pelo caminho a Suíça, no primeiro play-off e, posteriormente, os Países Baixos que acabaram repescados através de wild card. Os comandados de Paulo Pereira têm agora pelo caminho, Islândia, Hungria e República da Coreia e será esta a caminhada dos Heróis do Mar, com o objectivo de garantir presença no Main Round do Campeonato do Mundo de 2023, que se vai realizar na Polónia e Suécia entre 12 e 29 de Janeiro de 2023.
Paulo Pereira, timoneiro da Seleção Nacional, abordou a falta de sorte de Portugal nos sorteios já que os lusos têm calhado em sequência com as mesmas equipas, ao referir que “não somos bons nos sorteios, mas é apenas um sorteio, juntamente com o grupo da Noruega, são os mais equilibrados em termos teóricos, mas eu vejo isto como algo positivo. Desde o início temos que colocar tudo em jogo, acho óptimo estarmos numa grande competição, entre os melhores e a lutar ao alto nível para podermos avançar, mais uma vez. Oxalá que seja mais um Mundial que consigamos melhorar a nossa marca, o nosso principal objectivo é chegarmos ao Main Round e de seguida traçaremos o próximo.”
As equipas ficaram colocadas nos grupos que a se seguir se apresentam:
- Grupo A (em Cracóvia): Espanha, Montenegro, Chile, República Islâmica do Irão
- Grupo B (em Katowice): França, Polónia, Arábia Saudita, Eslovénia
- Grupo C (em Gotemburgo): Suécia, Brasil, (África 2), Uruguai
- Grupo D (em Kristianstad): Islândia, Portugal, Hungria, República da Coreia
- Grupo E (em Katowice): Alemanha, Qatar, Sérvia, (África 5)
- Grupo F (em Cracóvia): Noruega, Macedónia do Norte, Argentina, Países Baixos
- Grupo G (em Jönköping): (África 1), Croácia, (África 3), Estados Unidos da América
- Grupo H (em Malmö): Dinamarca, Bélgica, Bahrein, (África 4)