A jovem e estreante Isabela Santos (Associação Jorge Pina) foi uma das mas destacadas medalhadas (ouro e prata) nos mundiais de atletismo para atletas com Síndrome de Down, o que representa mais uma vitória para o desporto praticado por cidadãos com deficiência.
No total, Portugal conquistou 12 medalhas (3 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze), no que se deve considerar uma excelente participação de Portugal na competição que se realizou em Nymburk, na República Checa, terminando no quarto lugar, atrás das seleções de Turquia, Itália e Polónia.
Isabela Santos conquistou o ouro na prova dos 1.500 metros, a que acrescentou o recorde mundial da prova, conseguindo a prata nos 800 metros.
Francisco Gouveia (Clube “Os Especiais – Madeira), que conquistou sete medalhas (ouro nos 800 e 1.500 metros marcha; prata no triatlo – 100 metros, comprimento e peso -, e 1.500 metros; bronze nos 400 e 800 metros e peso).
As outras medalhas (prata) foram conquistadas por João Machado (Clube CERCIFAF), no triatlo – 100 metros, comprimento e peso – e lançamento do peso; e bronze, na estafeta de 4×400 metros, por Bruno Leitão (APPACDM – Santarém), João Machado (Clube CERCIFAF), Nelson Silva (CERCIGUI) e Luís Gonçalves (Clube CERCIFAF)).
Delegados Técnicos portugueses aprovados na European Athletics
Entretanto e após a participação no curso de Delegados Técnicos da European Athletics, realizada em Varsóvia (Polónia), os juízes internacionais portugueses Jorge Salcedo, Samuel Lopes, Luís Abegão e Rui Loução, foram aprovados no exame de acordo com os respetivos critérios de avaliação e, consequentemente, foram integrados no Painel de Delegados Técnicos da EU no período de 2023-2026.
A função de Delegado Técnico, pertence ao topo da carreira de ajuizamento, com trabalho direto com os organizadores, seja em competições de um ou mais dias.
Final do Kids Athletics em Elvas
A cidade de Elvas foi palco da final do Kids Athletics 2022, numa organização do município, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, que reuniu 800 crianças na Pista de Atletismo Municipal.
Ao longo de várias semanas, nos estabelecimentos de ensino do concelho de Elvas e Colégio Luso-Britânico, realizaram-se as provas de apuramento para a final do Kids Athletics 2022, tendo sido, anteriormente, apuradas as equipas vencedoras.
O vereador na Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, garantiu, no final, que “esta atividade foi uma aposta ganha e que vai ter continuidade. Ver esta alegria e irreverências das crianças é o maior retorno que podemos ter. Conseguimos uma aceitação enorme por parte de todos e acho que correr melhor que isto é impossível”.
Os vencedores têm acesso direto à prova Criança Ativa, dos Jogos do Alto Alentejo, a disputar em Nisa.
As provas, contextualizadas no atletismo, foram adaptadas às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e foram supervisionadas pelos técnicos da Federação Portuguesa de Atletismo, Pedro Pinto, Catarina Vieira, Daniel Leandro e Beatriz Ribeiro (estagiária), com a colaboração dos alunos do curso de desporto da Escola Secundária de Elvas.
Além das crianças em competição, foram organizadas atividades, como corridas de velocidade com células fotoelétricas e salto em comprimento para a caixa de areia, para todos quantos estavam a assistir ao evento. Recorde-se que esta aposta do município se insere no âmbito da candidatura de Elvas a Cidade Europeia do Desporto, em 2024.
Comité Paralímpico promove “fórum” para captar mais atletas
O Comité Paralímpico de Portugal promove, nesta sexta-feira, o fórum “Desafios e Modelos de Intervenção na Captação de Novos Atletas”.
O evento realiza-se no auditório do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa e pretende constituir-se como um espaço de debate e de partilha de perspetivas entre o Comité Paralímpico de Portugal, as federações desportivas e as associações nacionais para a deficiência.