Auriol Dongmo, a recordista nacional do peso, e Evelise Veiga, a melhor lusa no salto em comprimento da atualidade, subiram, esta segunda-feira, ao pódio do Meeting Fanny Blankers Koen, em Hengelo, nos Países Baixos, competição de nível Gold do World Continental Tour.
Dongmo, que fez a primeira prova no circuito, colocou-se na segunda posição do concurso com a 19,68 (igualando a sua melhor ao ar livre), sendo ultrapassada pela norte-americana Chase Eally que bateu o recorde pessoal com 19,98 metros.
Recorda-se que a sportinguista é a detentora da melhor marca mundial do ano (20,43 metros), alcançada com o título mundial de pista coberta.
Evelise também do Sporting, conseguiu a marca de 6,37 (vento: +0,3 m/s), alcançando a terceira posição num concurso em que a alemã Malaika Mihambo triunfou com 6,65 metros.
Challenge 3000 para todos na Amadora
O Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC) e a Câmara Municipal da Amadora lançam o desafio Challenge 3000 a todos os que se quiserem testar em pista na distância. O evento está marcado para 25 de Junho, no Complexo Desportivo Municipal Monte da Galega, entre as 9h00 e as 13h00, e insere-se no Programa de Desenvolvimento Desportivo Amadora Atletismo.
As inscrições para o Challenge 3000 Amadora Atletismo são gratuitas e podem ser realizadas até 23 de junho na plataforma FPA Competições. Todos os inscritos recebem um kit composto por um saco do PNMC e um dorsal.
Além dos 3000 metros, o programa inclui ainda o Challenge 1500, no âmbito do circuito nacional criado este ano pelo referido Programa, que pretende desafiar os seus mais de 100 centros técnicos a nível nacional a mostrarem que são os mais rápidos.
Os 10 centros com os melhores tempos em femininos e masculinos a nível nacional na distância ficam apurados para disputarem a final no Estádio Nacional, a 5 de novembro, com o recordista da distância Rui Silva e o atleta que orienta tecnicamente, Isaac Nader (Benfica), que está muito perto do recorde do seu treinador.
Para os mais jovens, a distância prevista é de 1000 metros.