Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Portugal à procura de medalhas e mínimos

atletismo variosATLETISMO – Taça da Europa de Marcha

Quinze atletas portugueses vão estar presentes na taça da Europa de Marcha que vai decorrer este domingo na cidade eslovaca de Dudince.

Na prática, é a fina-flor dos marchadores portugueses que vai à procura de cumprir dois objectivos: chegar ao pódio numa ou mais provas e definir as selecções de 20 e 50 km para o mundial de Moscovo, em Agosto próximo.
No primeiro caso, recorde-se que Portugal conquistou o título colectivo em 2005, foi 4º em 2011, em Olhão, nos 20 km. Nos 50 km, Portugal obteve a medalha de bronze em 2009.
Depois do estágio em Fátima e já com pré-seleccionados (João e Sérgio Vieira, nos 20 km; João Vieira, nos 50; Ana Cabecinha e Inês Henriques, nos 20), para o mundial, resta definir as vagas em aberto quer no feminino (Vera Santos e Susana Feitor são as candidatadas a uma vaga) quer no masculino, se bem que isso dependa do que cada um fizer nesta competição, data final para a obtenção de mínimos.
No sector masculino, Luís Gil, Pedro Martins, Dionísio Ventura e Pedro Isidro formam a equipa nos 50 km; João Vieira, Sérgio Vieira e António Pereira estarão nos 20 km e nos juniores (10 km) participam Miguel Carvalho e Rui Coelho.
Na parte feminina, Ana Cabecinha, Inês Henriques, Vera Santos e Susana Feitor são as presenças nos 20 km, enquanto Mara Ribeiro e Filipa Ferreira marcharão nos 10 km (juniores).
A campeã olímpica e recordista mundial (1.25.02) Yelena Lashmanova (Rússia) é a principal favorita à vitória nos 20 km, tendo triunfado em todas as provas em que participou neste ano.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.