Com condições de excelência em Setúbal para as grandes competições náuticas, o italiano Paltrinieri e a brasileira Ana Cunha foram os vencedores da edição da prova Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas que decorreu a partir do Parque Urbano de Albarquel.
A edição da “Setúbal Bay 2022”, maratona aquática de dez quilómetros foi ganha, na vertente masculina, pelo italiano Gregorio Paltrinieri, o nadador transalpino esteve nos lugares cimeiros ao longo de toda prova que venceu ao sprint com a marca de 1h53m45s, alcançou assim a sua primeira vitória numa etapa da Taça do Mundo das Águas Abertas.
A competição masculina contou com quatro dezenas de nadadores, onde os nadadores lusos estiveram em prova sendo Tiago Campos, o melhor classificado na 21.ª posição, com o tempo de 1h57m49s, e Diogo Cardoso, no 34.º lugar, ao terminar os dez quilómetros em 2h01m54s.
Na prova feminina, a brasileira Ana Marcela Cunha, atual campeã olímpica da natação em águas abertas, venceu a prova com o tempo de 2h09m30s, com um sprint e com apenas menos dois segundos que a segunda classificada.
Foram três dezenas de nadadoras presentes no sector feminino, na representação portuguesa, a melhor em prova foi Angélica André, no 12.º lugar com o tempo de 2h11m10s, já Mariana Mendes terminou na 22.ª posição ao completar o circuito em 2h28m57s.