Jorge Machado lançou, na sequência de artigos publicados em vários órgãos da comunicação social, assente na experiência tida como Embaixador do Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED), um livro que se debruça sobre “Ensaios sobre Ética no Desporto”.
Na publicação, editada pela Livro na Mão (Prime Books), Jorge Machado começa por relembrar que “A Ética começa em nós, na nossa liberdade de escolhermos fazer o bem pelo bem”.
No Prefácio, o Prof. Manuel Sérgio – um importante actor no âmbito das Ciências do Desporto e o promotor da Motricidade Humana, movimento que acabou por levar a que o ISEF (Instituto Superior de Educação Física) se transformasse na Faculdade de Motricidade Humana – refere que “pelo que venho de escrever, a transcendência não é física tão só, como alguns “agentes do desporto” pensavam (e ainda pensam alguns tecnocratas do tempo em que vivemos). A transcendência tem a ver com a complexidade humana, e portanto com a matéria, vida e espírito que todos somos, no processo de desfatalização da história e do futuro. E, para tanto, necessário se torna a ética, para humanizar, a competição desportiva”.
A determinado momento, o autor refere que “embora aceite o facto de o Desporto ser, para muitos, um momento de catarse, de expurgar sentimentos e emoções reprimidas, em muito provocadas pela sociedade em que hoje nos inserimos, reflectindo deste modo as suas “taras”, crises e contradições, não podemos permitir que este tipo de comportamentos se tornem de tal forma vulgares, que a intolerância passe a ser a regra e não a excepção”.
Citando Manuel Sérgio, Jorge Machado – antigo praticante internacional de Karaté e medalhado em várias competições internacionais (sendo 2º dan de Shotokan) – refere que “um desporto completamente abandonado a si próprio, sem Ética, é um Desporto necessariamente em crise”, adiantando que “sendo o Desporto uma criação humana, só há Desporto se houver Ética.
Que tipo de pai sou eu?, Qual o papel do árbitro na promoção de Valores, Autenticidade na promoção dos valores éticos, Bullying no Desporto, Desporto, Ética e Ambiente são outros temas (valores) em equação ao longo 113 páginas do livro.
Jorge Machado é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Pós-Graduado em Gestão Autárquica e Mestre em Gestão Desportiva, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, actualmente a desempenhar as funções de Chefe da Divisão Jurídica e de Execuções Fiscais do Município de Santo Tirso.
Jorge Machado teve oportunidade de oferecer ao o equipamento da selecção nacional de Karaté que vestiu na última representação internacional. Um Museu que ficou mais rico em história.
Ética no Desporto ou Desporto com Ética é um tema transversal a toda a sociedade, pelo que bom será observar o que se escreve para que tenhamos, todos nós, a sede de defendermos os princípios básicos de um relacionamento humano que se pretende cada vez mais vivo, mais actuante, mais praticado!