Quarta-feira 23 de Novembro de 0590

Portugal nas meias-finais do EuroSub17 de Futebol após vencer a Espanha

FPF-Sub17-EuropeuMeiasFinais-26-05-2022

FPF

A Selecção Nacional de sub17 está nas meias-finais do Campeonato da Europa sub-17, depois de vencer a Espanha (2-1), em jogo a contar para os quartos-de-final, deixando pelo caminho uma das formações candidatas ao título.

A França, outra das candidatas, é o adversário que se segue, no jogo que separa os comandados de José Lima da final, realçando-se que Portugal chegou a esta fase da competição depois de terminar em 2º lugar do Grupo D, com seis pontos (vitórias sobre Escócia e Suécia e derrota perante a Dinamarca). Já a congénere espanhola tinha vencido o grupo C.

A partida começou com maior pendor para a Espanha, que nos primeiros três minutos dispôs de duas boas oportunidades de golo, mas Portugal respondeu rapidamente aos 5′ por Afonso Moreira, num remate a passar perto do poste esquerdo de Nono.

O primeiro aviso português estava dado e à segunda, Afonso não perdoou. Antecipação do extremo-direito na grande área espanhola, recuperação de bola e remate a contar. Estava inaugurado o marcador no Estádio Netanya (9 minutos).

A Espanha não se deixou abalar pelo golo e ao minuto 17′, Boñar ganhou de cabeça a Leonardo Barroso e atirou para o fundo das balizas portuguesas.

O jogo estava aberto e o golo poderia aparecer a qualquer altura para qualquer uma das equipas, mas o empate persistiu até ao intervalo.

A segunda parte abriu com um momento de enorme azar para a Equipa das Quinas. Decorria o minuto 54′ quando João Veloso com um passe magistral isola Dinis Rodrigues. O ponta-de-lança português pica a bola sobre o guarda-redes espanhol e esta vai embater no poste da baliza. No minuto seguinte, foi Ivan Lima a ficar perto do golo.

As oportunidades para Portugal sucediam-se e Ivan Lima voltou a falhar uma boa oportunidade de golo, aos 60 minutos. Contudo, diz o ditado que ‘água mole em pedra dura tanto bate até que fura’ e foi isso que aconteceu. Afonso Moreira rematou contra um defesa espanhol que colocou a mão à bola, não deixando dúvidas ao árbitro em assinalar castigo máximo. Na conversão, Dinis Rodrigues não tremeu e colocou, uma vez mais, Portugal em vantagem.

Até final, o resultado não mais se alterou e Portugal venceu por 2-1, continuando em prova e somando mais uma meia-final ao belo historial que já detém nesta competição.

Para José Lima, o treinador nacional salientou que “acho que abordámos o jogo muito bem, estrategicamente estivemos muito bem. Os jogadores acreditaram sempre, não foi fácil o jogo contra a Dinamarca, queríamos ganhar e não conseguimos, não estávamos ainda apurados, mas neste caso era um jogo que quem perdesse ficava afastado da prova, nós interpretámos muito bem o jogo, os jogadores tiveram uma atitude fantástica. Ganhámos, mas a forma como ganhámos foi esclarecedora. Fizemos uma primeira parte muito boa, fizemos uma segunda parte ainda melhor”, tendo acrescentado que “todas as selecções presentes têm o objectivo de serem campeãs da Europa. O nosso grande objectivo agora é o jogo com a França, sabendo que a França é uma equipa muito difícil, como foi a Espanha. Vê-se até pelo comportamento dos jogadores, quando acabou o jogo, que acreditavam que poderiam também fazer mais, mas hoje fomos superiores. Agora é descansar, recuperarmos e pensarmos depois no jogo com a França, sabendo que vai ser difícil mas que vamos dar o nosso máximo para vencermos e estarmos na final.”

Na outra meia-final jogam Dinamarca e Sérvia.

 

© 0591 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.