O Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, vai ser palco este domingo do Torneio Intercultural Corfebol sem Fronteiras.
Este torneio é uma parceria do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), em com a Federação Portuguesa de Corfebol e a Associação Juvenil Ponte, associando-se assim às celebrações do “Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento”.
O Torneio decorre entre as 9h30 e as 18h00, contará com 19 equipas, provenientes de norte a sul do país e Açores, representativas de 20 concelhos do país e que iniciarão as atividades de natureza intercultural, no sabado, no Hotel Hollyday Inn Express Lisbon, em Alfragide.
A iniciativa que regista a presença de 21 nacionalidades diferentes, num total de 209 participantes, tem por objetivo promover a integração social, a participação cívica e a interação entre cidadãos imigrantes e autóctones, ao mesmo tempo que fomenta a igualdade de oportunidades, e o combate aos preconceitos e aos comportamentos e atitudes discriminatórios, através do desporto.
O Corfebol é a única modalidade desportiva coletiva que obriga à constituição de equipas mistas, compostas por igual número de homens e mulheres. No caso do “Corfebol sem Fronteiras”, as equipas integrarão ainda cidadãos autóctones e estrangeiros, promovendo assim o reforço da diversidade cultural, como forma de expressão e de valorização da sua presença e diversidade na sociedade portuguesa.
A iniciativa conta com o apoio do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT) e é desenvolvida em parceria com a Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII).