Classificado na quarta posição da classificação geral à partida para esta 13ª etapa do Giro de Itália, o francês da DSM, Romain Bardet foi obrigado a desistir por não ter condições de saúde para se manter numa posição em que, teoricamente, podia discutir o triunfo na competição.
Bardet começou a sentir-se mal durante a etapa de quinta-feira, durante a noite a situação piorou mas nesta ligação entre Sanremo e Cuneo ainda tentou rolar.
Depois de algumas dezenas de quilómetros, parou na beira da estrada, pálido, esgotado pelos problemas de estômago e obrigado a desistir, numa despedida que doeu a toda a gente no seio da organização e participantes.
Com duas montanhas (de média e pequena altitude) e com uma distância de 150 km, a corrida desenvolveu-se dentro do que se poderia esperar, tendo a vitória de Démare (Groupama) sido disputada ao sprint, voltando a ser o mais forte, com o tempo de 3h18m16s, à frente de Phil Bauharus (Bahrain) – é o 150º da geral – e com Mark Cavendish (Quick-St dos 52ep) a fechar o pódio. Seguiram-se Fernando Gaviria (UAE) e Alberto Deinese (DSM), todos com o mesmo tempo.
Neste grupo da frente, composto por 52 unidades, constou João Almeida (UAE) que, sempre atento ao desenrolar dos acontecimentos, completou no 23º lugar e mostrou, uma vez mais, a sua maturidade cada vês mais apurada na competição.
Rui Costa (UAE) chegou no 107º posto, com 3.20.51 e Rui Oliveira (UAE) foi 157º, com 3.26.00, tendo completado a etapa 163 ciclistas.
A única mexida de impacte na classificação geral foi a desistência de Romain Bardet que foi obrigado a deixar a competição e abriu vaga para o quarto lugar.
O espanhol Juan Perez Lopez (Trek Segafredo) mantém a liderança (54h37m23s), também os doze segundos de vantagem sobre Richard Carapaz (INEOS) e João Almeida (UAE), 20 segundos sobre Jiai Hindley (Bora Hansgrohe) e 28 segundos sobre G. Martin (Cofidis).
Seguem-se Mikel Landa (Bahrain) a 29s; Pozzovivo (Intermarché) a 54s; Buchmann (Bora) a 1m09s e Pello Bilbao (Bahrain) a 1m22s e A. Valverde (Movistar), a 1m23s.
Rui Costa desceu para o 52º posto, a 45m56s, enquanto Rui Oliveira (ambos da UAE) desceu sete lugares, fixando-se no 154º lugar, a 2h37m53s do primeiro classificado.
Juan Perez López (Trek Segafredo) mantém a camisola de líder (Rosa), juntamente com a da Juventude (Branca); na Montanha é Diego Rosa (EOLO Kometa) que comanda (Azul) e Arnaud Démare (Groupama) lidera nos Pontos. Por equipas, a IntermarchéWanty manteve a primeira posição, tendo 2m52s de vantagem sobre a Bora Hansgrohe.
Neste sábado, com quatro contagens de montanha, ainda que de baixo e médio nível – mas muito perto umas das outras, o que cria mais dificuldades – cumpre-se a 14ª etapa, entre Sanfena e Torino com uma distância de 147 km.