Mantendo a cadência desde o início deste Giro de Itália, João Almeida (Emirates) subiu três lugares e encontra-se agora no 8º lugar da competição, numa altura em que foi cumprida a 4ª etapa, esta terça-feira, a primeira em solo italiano.
Numa etapa – disputada entre Avola-Etna-Nicolosi, com 172 km – em que as dificuldades começaram a surgir, Almeida segurou-se bem no “top ten” da etapa, que acabou por modificar quase todas as classificações, originando várias diferenças de tempo entre cada chegada, como se pode aquilatar pelos registos relativos a Rui Costa e Rui Oliveira, que sentiram o peso e não conseguiram dar a volta.
Tanto que o “top five” passou a ter outros actores nas primeiras posições, começando pelo vencedor, Lennard Kamna (Bora Hansgrohe), que cumpriu a corrida em 4h.32m11, à frente de Lopez Perez (Trek Segafredo), com o mesmo tempo, numa luta centímetro a centímetro nos últimos metros, deixando o terceiro, Rein Taaramae (Intermarché) a 34 segundos. Sylvian Moniquete (Lotto Soudal), completou com 4.34.23 e Mauri Vansevenant (Quick Step), fechou no quinti lugar, com o mesmo tempo.
João Almeida (UAE) chegou na 10ª posição, com 4.34.48, enquanto Rui Costa foi 57º (4.42.58) e Rui Oliveira foi 162º (5.02.06), o que podem não ser bons pronúncios para o chefe-de-fila.
Na geral, o espanhol Lopez Perez (Trek Segafredo) passou a liderar, com 14.17.07, seguindo-se Lennard Kamna (Bora Hansgrohe), a 39 segundos; Rédea Tooramae (Intermarché), a 58 s; Simon Yates (Bike Exchange), a 1m42s e Maurí Vansevenant (Quick Step) a 1m47s.
João Almeida subiu ao 8º lugar, a dois minutos do novo líder, enquanto Rui Costa subiu do 100º para a 60ª posição, a12m45s, e Rui Oliveira (estreante), ficou em 157º, a 35m12s, todos da UAE.
Na tavbela por pontos, o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin), continua líder, mas na Montanha o novo comandante é Lennard Kamna (Boa Hansgrohe), com Lopez Perez a mandar na prova (camisola rosa) e também na Juventude, estando o Bora Hansgrohe, a alinhar na primeira posição em teros colectivos.
Esta quarta-feira, a ligação far-se-á entre Catania é dia de descanso – viagem para solo italiano e Messina, na distância de 174 km, registando-se uma passagem pela montanha situada a 1.125 metros de altitude e situada no km 73.
O Giro de Itália 2022, que se iniciou no passado dia 6, manter-se-á a rodar até ao dia 29.