Ao derrotar o Tondela (3-0), o Gil Vicente confirmou-se como o quinto clube português com direito a participar nas competições europeias de clubes, tirando o lugar ao Vitória de Guimarães, que era o grande concorrente.
Com o domínio completo da situação (8-5 em remates, dos quais 4-3 para a baliza, numa posse de bola de 66/34%), os gilistas abriram o activo por intermédio de Fujimoto (56’), tendo Samuel Lino bisado (63 e 76’), sendo de realçar que os tondelenses jogaram apenas com dez jogadores a partir do minuto 40’, depois de Macedo ter visto o cartão vermelho.
Ao Sporting de Braga bastou apenas um golo (Ricardo Horta, a três minutos dos 90’) para triunfar ante o Arouca, numa partida em fez menos remates (12-15) dos que os visitantes, dos quais 2-4 para a baliza, numa posse de bola de 65/35%, o que não se percebeu muito bem.
Em Vizela, a equipa da casa recebeu o Marítimo e empatou (1-1), com golos marcados por Kiko (56’) e Guitane (61’), num encontro em que os vizelenses remataram mais (11-10), dos quais 3-3 para a baliza, com os insulares a dominar a posse de bola (59/41%). Um ponto que é suficiente para se manter na Liga Bwin.
Em Ponta Delgada, o Santa Clara recebeu e venceu (2-0) o Paços de Ferreira, com golos apontados por Lincoln (9’) e Ricardo (67’), numa partida em que os açorianos dominaram sem problemas de maior: 20-3 em remates, dos quais 7-0 para a baliza, numa posse de bola de 55/45%.
De registar que o Paços de Ferreira jogou oitenta e cinco minutos com dez elementos, por expulsão de Vekic (5’).
A 33ª jornada conclui-se esta segunda-feira, com a partida entre o B-SAD (despromovido) e o Famalicão, que está fora da descida.