Segunda-feira 24 de Novembro de 7698

TÉNIS – PORTUGAL OPEN Gastão Elias estreou-se a ganhar

logo portugal openGastão Elias garantiu, esta terça-feira, a primeira vitória da sua carreira no quadro principal do Portugal Open e ainda em torneios de nível ATP, depois de “chutar” o argentino Horacio Zaballos por 6-3 e 6-4.

rente a um jogador com quem tinha jogado três vezes no último ano (duas derrotas e uma vitória), o tenista português mostrou-se desde cedo confiante e viu-se rapidamente a ganhar por 3-1. Elias ainda perdeu a vantagem de um break, ao deixar empatar o set a três jogos, mas de imediato voltou a forçar o break, que já não voltaria a deixar escapar até ao final do parcial.
Este triunfo foi a melhor coisa que podia ter acontecido a Gastão, atendendo a que vinha com quatro derrotas na ronda inaugural, que o podiam ter atirado por “terra” mais cedo. Esperemos que resista e recupere bem para a próxima ronda, onde terá pela frente o uzbeque Denis Istomin (50ºATP) que no ano passado foi eliminado por João Sousa.
Rui Machado, depois de ter ultrapassado o qualifying de forma brilhante, foi eliminado na primeira ronda do quadro principal pelo romeno Victor Hanescu (54ºATP), o mesmo jogador que o havia derrotado na primeira ronda há dois anos. O tenista algarvio, praticou um ténis de qualidade muito superior ao seu ranking mas acabou por perder por 6-4 / 6-4.
A disputar o sétimo quadro principal do Portugal Open da carreira, sexto consecutivo, Machado assumiu o comando dos pontos, principalmente com a sua direita – de longe a pancada que mais espectáculo proporcionou ao longo da partida. Machado dispôs de cinco break-points nos dois primeiros jogos de serviço de Hanescu e acabaria por sofrer o revés quando, a 4-4, foi quebrado de forma decisiva.
Entrando mal no segundo set, com três break-points contra, Machado ainda se reergueu mas na parte final voltou a quebrar e a não conseguir virar o jogo a seu favor.
Esta terça-feira a maior festa terá sido protagonizada pelos espanhóis, que levaram três (dos cinco em competição) a seguirem para a ronda número dois. Destaque para Tommy Robredo, o finalista vencido da edição de 2005 e recente campeão do torneio de Casablanca, que superou o compatriota Daniel Gimeno-Traver numa grande batalha que se regeu pelo resultado de 2-1 (2-6/ 7-5 e 6-3). Robredo tem agora confronto marcado com o qualifier Robin Haase, que bateu Pablo Andujar por 4-6 /6-2 e 6-3.
O jovem espanhol Pablo Carreño Busta, que tem tido em 2013 uma verdadeira época de afirmação com sete títulos consecutivos em torneios de nível Future, surpreendeu Julien Benneteau. O espanhol (21 anos) mostrou uma consistência e maturidade assinaláveis, derrotando o quinto pré-designado pelos parciais de 6-3 e 6-4.
Semifinalista da edição transacta do Portugal Open, Albert Ramos iniciou a prova com uma excelente vitória diante do argentino Carlos Berlocq. Num duelo de grande qualidade, Ramos bateu Berlocq pelos parciais de 7-6(4), 2-6 e 6-3, marcando confronto com o segundo cabeça-de-série, Stanislas Wawrinka, nos oitavos-de-final.
Outros dos vencedores do dia foram Alejandro Falla e Paolo Lorenzi, que bateram Andrey Kuznetsov e Neils Desein, respectivamente. Falla bateu o russo por 7-5 e 6-4, enquanto Lorenzi teve de lutar muito para levar a melhor sobre o carrasco de João Domingues na fase final do calendário, conseguindo a vitória por 6-3, 4-6 e 6-2.
De regresso ao Jamor pela primeira vez desde 2007 e na condição de primeira cabeça-de-série do quadro principal de senhoras, Marion Bartoli não conseguiu ultrapassar a primeira ronda do Portugal Open. A tenista francesa, (14ªWTA) não encontrou a consistência necessária para bater a chinesa Shuai Peng (34ªWTA) e semifinalista do Portugal Open em 2010, acabando derrotada pelos parciais de 6-0, 1-6 e 6-4.
Para além de Shuai Peng, outra ex-semifinalista do Portugal Open (2011) avançou para a segunda ronda: Monica Niculescu. A tenista romena fez valer a eficácia do seu ténis pouco “ortodoxo” e bateu a talentosa austríaca Tamira Paszek por 6-1 e 6-3. Já Galina Voskoboeva, que no ano passado alcançou os quartos-de-final, levou a melhor sobre Sofia Arvidsson em dois sets (6-3 e 6-4).
Anastasia Pavlyuchenkova (19ª do WTA) e uma das mais talentosas jovens jogadoras do circuito, avançou para os oitavos-de-final do Portugal Open com uma vitória por duplo 6-4 frente à qualifier israelita Shahar Peer. A tenista russa de 19 anos, que está a fazer a sua estreia nos courts de terra-batida do Jamor, fez uma exibição de altos e baixos, mas acabou por fazer prevalecer a qualidade do seu ténis.
A jogadora de leste irá agora discutir o acesso aos quartos-de-final com a espanhola Estrella Cabeza Candela, que ultrapassou a temperamental francesa Aravane Rezai num encontro entre jogadoras oriundas do qualifying (5-7, 6-1 e 6-3). Já Lourdes Domingues Lino não conseguiu repetir o feito da sua compatriota, e acabou eliminada pela italiana Francesa Schiavone, campeã de Roland Garros em 2010, pelos parciais de 6-2 4-6 6-3.
Também em frente seguiu a campeã em título do Portugal Open, Kaia Kanepi, que tenta regressar ao seu melhor depois de um período complicado em que teve de enfrentar várias lesões. A tenista estoniana ( 40ªWTA), levou a melhor sobre a jovem francesa Kristina Mladenovic por 6-4 e 6-3, marcando um confronto muito interessante com a romena Sorana Cirstea na segunda ronda.
Premiada pela organização com um wild card, a eslovaca Dominika Cibulkova foi , a par de Marion Bartoli, a principal desilusão da jornada, ao ser eliminada por Urszula Radwanska, irmã da mais cotada Agnieszka, pelos parciais de 2-6, 6-4 e 6-4. Também pelo caminho ficou a bela alemã Julia Goerges, eliminada pela Monica Puig, jovem porto-riquenha de 19 anos que muito tem dado que falar no circuito feminino, pelos parciais de 7-6 (3) 6-2.
Para esta quarta-feira, destaque para os jogos de pares com intervenção de portugueses. Frederico Gil e Pedro Sousa vão enfrentar o britânico Jamie Murray e o australiano John Peers (depois das 14 horas), enquanto Frederico Siva e Leonardo Tavares defrontarão o espanhol David Marrero e o brasileiro Marcelo Melo.
Nas meninas, a russa Daria Gavrilova e a portuguesa Barbara Luz defrontarão o par constituído por Hao-Ching (Taipé) e a francesa Kristina Mladenovic.
Não fique em casa. Faça qualquer coisa. Vá ver o Portugal Open no vale do Jamor. Mexa-se pela sua saúde.

© 7699 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.