Pode a competição ajudar na formação desportiva? A formação e a competição são inconciliáveis? Como compatibilizar estes dois aspectos na actividade desportiva dos jovens?
Eis o mote para o seminário “Como conciliar a formação com a competição”, que o Instituto Politécnico de Leiria vai promover no dia 21 deste mês de Maio, tendo como objectivo unir a competição e a formação num ambiente desportivo saudável.
A fundamentação para esta acção tem a ver com o impacto mediático que a competição de Alto Rendimento proporciona actualmente, em que só tenham possibilidade de lhe ter acesso um baixíssimo número de jovens praticantes com elevado potencial.
Associado a esta questão, está o facto de se dar muita ênfase à vitória desportiva, o que provoca a existência de um processo de deteção e seleção muito precoce de talentos, e quando estamos a falar de escalões de formação, provoca a médio prazo um conjunto de constrangimentos, podendo originar no futuro o abandono prematuro.
Este cenário, frequente no mundo da prática desportiva dos Jovens, merece a nossa maior atenção, já que, por vezes, são os próprios pais e familiares, dirigentes, comunicação social e em alguns casos os próprios treinadores, que fomentam esta conduta.
Assim, importa contribuir para o maior esclarecimento possível de todos os intervenientes/agentes desportivos, de modo a atenuar a situação verificada através da realização de um Seminário de âmbito nacional, em que se tem a oportunidade de colocar vários intervenientes no processo de desenvolvimento do jovem praticante a refletirem sobre esta tão pertinente problemática.
O Seminário é acreditado pelo IPDJ, que atribui 1.5 de Unidades de Crédito (Técnicos de Exercício, Diretores e Treinadores).
No site do referido Instituto poderão recolher mais informações e fazer a respectiva inscrição.