No segundo dia – este sábado – do Europeu absoluto de Judo, em Sófia (Bulgária), os portugueses foram eliminados no primeiro combate, face a competidores que souberam contornar as dificuldades e seguirem em frente.
Bárbara Timo (-63 kg) estreou-se contra Gemma Howell (39ª do ranking mundial) na primeira eliminatória. Após um combate equilibrado, a portuguesa cedeu no último minuto do encontro, após um bom trabalho de chão da britânica.
Na categoria -73 kg, João Crisóstomo encontrou o campeão olímpico de 2016, Fábio Basile, na primeira ronda. O confronto revelou-se equilibrado, sendo apenas resolvido no ‘golden score’, onde o italiano, actualmente na 23ª posição do ranking mundial, conseguiu pontuar e afastar o português da competição.
João Fernando (-81 kg) começou a sua prestação na segunda eliminatória, onde enfrentou o jovem checo Adam Kopecky (90º), cedendo após um ‘wazari’ pontuado no último minuto do encontro.
No último dia da prova, este domingo, Patrícia Sampaio (-78 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) são os Judocas portugueses que encerram a participação portuguesa no Campeonato da Europa deste ano.
As eliminatórias têm início marcado para as 10h00 locais (08h00 em Portugal Continental).