Sexta-feira 24 de Novembro de 9324

Webinar sobre Desporto paralímpico: manuais de formação

Print

IPDJ

O IPDJ vai levar a efeito, nesta quarta-feira, o webinar, de acesso livre, que tem por objectivo apresentar os “Manuais de Iniciação ao Desporto Paralímpico”, uma iniciativa da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP.

Os referidos manuais são relativos às modalidades de Atletismo, Boccia/Bocha, Futebol para cegos, Goalball, Judo, Natação, Ténis de Mesa e Voleibol sentado, produzidos pelo Comité Paralímpico Brasileiro e pela Academia Paralímpica Brasileira.

Os manuais  fazem o enquadramento histórico, legal e organizacional das modalidades, quanto ao perfil funcional dos/as praticantes, destinatários/as, em função dos critérios de elegibilidade e classificação desportiva, processos de adaptação em relação as regras, normas, produtos de apoio (tecnologia desportiva específica e/ou adaptada), infra-estruturas desportivas e contextos, assim como, em relação aos processos de adaptação do ensino-treino e, ainda, no que respeita ao papel e a formação dos/as Assistentes Técnicos Desportivos, nas modalidades desportivas em que, regularmente, é permitido o apoio de uma terceira pessoa, sobretudo destinado a atletas com altas necessidades de apoio.

O webinar  (14h30/16horas) constitui-se como uma oportunidade de informação e esclarecimento do público em geral e, particularmente dos sectores do Desporto, Educação, Saúde, Inclusão Social, assim como, de entidades públicas e privadas que prestam serviços e/ou apoios às pessoas com deficiência, suas famílias e organizações.

Neste encontro será possível, também, conhecer as ofertas de formação à distância de recursos humanos e a capacitação organizacional no âmbito da Diplomacia Desportiva e Cooperação Internacional, multilateral e bilateral, no domínio do desporto, designadamente no âmbito da CPLP.

Os manuais serão distribuídos por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, ainda, na Região Administrativa Especial de Macau-China.

Estima-se em cerca de 43 milhões de pessoas com deficiência nos países de língua oficial portuguesa.

 

 

© 9324 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.