Numa partida recheada de entusiasmo e competitividade, o FC Porto aplicou a primeira derrota (65-60) ao Benfica na 2ª fase da Liga Betclic (Masculina), Grupo A, onde o Sporting regressou aos bons resultados (triunfo por 69-67) de forma emocionante, diante da Oliveirense.
Os portistas ultrapassaram o Benfica no clássico da jornada, numa partida marcada pela baixa eficácia de cada uma das equipas e em que o equilíbrio imperou, com nenhum dos intervenientes a chegar a ter vantagens superiores a 10 pontos. Ainda na fase inicial do último quarto, os “dragões” colocaram-se de forma definitiva em vantagem, num embate em que estiveram mais eficazes nos lançamentos de dois pontos (55%-41%) e superiores nos ressaltos (46-37).
No Pavilhão João Rocha assistiu-se a um duelo de grande emoção entre Sporting e Oliveirense, com os “leões” a segurarem o triunfo sob o soar da buzina. A equipa da casa esteve praticamente sempre na dianteira e entrou no derradeiro quarto com um avanço de 12 pontos (42-30), mas o emblema de Oliveira de Azeméis recuperou e a oito segundos do final, pela primeira vez, colocou-se em posição de liderança (66-67). Só que um triplo de Mike Fofana devolveu a alegria ao Sporting, que alcançou a primeira vitória na 2ª fase, numa noite em que acertou por 12 vezes no tiro exterior, além de 51 ressaltos ganhos.
No Grupo B, o CAB Madeira SAD segue invencível na 2.ª fase, depois de se superiorizar ao CD Póvoa (95-90). A turma do Funchal entrou bem no jogo e encetou um parcial de 34-25 no primeiro quarto, mas o adversário, que chegou a ter uma desvantagem de 17 pontos (55-38) ainda antes do intervalo, acabaria por recuperar o terreno e comandar as contas em mais do que um momento no regresso dos balneários. Um parcial de 8-0 para o CAB, nos últimos minutos, definiu a questão, num duelo com 25 triplos (13 para os donos da casa e 12 para o conjunto poveiro).
Nos Açores, o Lusitânia Expert bateu (86-68) o Imortal LUZiGÁS, após um quarto inaugural nivelado (19-19) em que os anfitriões descolaram graças a parciais de 25-11 e 26-12, o que praticamente sentenciou o encontro, apesar da reacção algarvia nos últimos 10 minutos (parcial de 26-16).
No Grupo C, num duelo regional, a Ovarense sorriu (72-85) no reduto do Illiabum Clube, num jogo que foi decorrendo sob o signo do equilíbrio, com as equipas a alternarem no comando do resultado, até que o emblema vareiro aplicou um parcial de 28-9 no terceiro quarto, o que se revelou crucial para o desfecho da contenda, quando a Ovarense não mais perdeu o controlo das operações, sendo que no capítulo estatístico registou 58% de eficácia da linha de dois pontos, 10 triplos e o dobro das assistências (12-24),
O Vitória SC ganhou com dificuldade (103-96) à Académica Efapel, num jogo movimentado e marcado por alta pontuação de parte a parte. A formação da cidade-berço chegou a ter vantagens acima da dezena de pontos, nomeadamente no terceiro quarto (69-56), mas os “estudantes” recuperaram terreno e alcançaram mesmo a igualdade (89-89) a 2’55” do soar da buzina. Só que um parcial de 14-7 para o Vitória, nos últimos minutos, decidiu a questão, numa tarde em que os “conquistadores” averbaram 60% de acerto a lançar de dois pontos, ganharam 43 ressaltos.
A próxima ronda está marcada para o próximo sábado, com a realização dos encontros FC Porto-Sporting e Oliveirense-Benfica.