Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Maria João Koehler com “wild car”

EstorilOpen ArnKoehler 42TÉNIS – PORTUGAL OPEN

A tetra campeã portuguesa recebeu, e agradeceu honrosamente, o convite que João Lagos fez para voltar ao Open, agora de Portugal, que se mantêm no Vale do Jamor.

Maria João (105ª na lista WTA), que é a número um portuguesa, que também recebeu convite o ano passado e que conseguiu chegar aos oitavos-de-final, volta disposta a tentar chegar ir mais longe, o que não será fácil.
Outra novidade em relação ao sector feminino é o regresso da russa Svetlana Kuznetsova (42ª no ranking – 2ª em 2007) que esteve em Portugal em 2002.
Certas estão também duas estrelas do “top15″, como são os casos da italiana Roberta Vinci (12ª na lista mundial deste ano) e da francesa Marion Bartoli (14ª), naturalmente cabeças-de-série, num quadro de 32 jogadoras, a que se junta outra italiana, Francesca Schiavone (48ª), que já venceu em Roland Garros e ainda a alemã Julia Goerges (30ª), outra cabeça de série.
No sector masculino, o argentino Juan Martin del Potro, bicampeão em título, regressa ao Jamor para tentar tornar-se no primeiro jogador, na história do maior e melhor torneio português, a ganhar a competição por três vezes em três temporadas consecutivas.
Sétimo classificado do ranking (ATP), Del Potro junta-se ao suiço Stanislas Wawrinka (17º) no lote dos jogadores confirmados para a 24ª edição do evento que decorrerá até 5 de Maio, levando outra cor, alegria e emoção ao Complexo de Ténis do Jamor.
Profissional desde 2005, o mais destacado cidadão de Tandil – viveiro sul-americano de tenistas que deu a conhecer ao mundo jogadores como Juan Monaco, Mariano Zabaleta, Diego Junqueira ou Maximo Gonzalez – há muito que é considerado pelos especialistas como o quinto melhor tenista da actualidade, a par do quarteto “Djokovic, Federer, Murray & Nadal”.
Detentor de 14 títulos de carreira (os primeiro quatro ganhos de forma consecutiva em 2008), a “Torre” de 1,98m estremeceu o circuito mundial ao derrotar Roger Federer na final do US Open 2009.
Em 2012, Juan Martin del Potro consolidou novamente a sua posição entre a elite mundial, terminando a época na sétima posição do ranking – graças aos quatro títulos conquistados (Portugal Open, Marselha, Viena e Basileia, neste último triunfando sobre Roger Federer) em cinco finais disputadas (vice-campeão em Roterdão), num total de 65 encontros individuais ganhos (melhor registo de um argentino desde Guillermo Coria em 2003).
Quanto a Wawrinka, o “delfim” de Roger Federer em 2012, debutou em solo nacional, e tal como em Melbourne Park há pouco mais de uma semana, também no Estádio Nacional esteve perto de derrubar o futuro campeão, Juan Martin del Potro, num encontro que prendeu milhares de espectadores nas bancadas do Court Central já com o pôr-do-sol no horizonte.
Para além destes, o torneio conta com mais estrelas, que serão confirmadas a todo o momento, incluindo quem será o melhor português a ser convidado.
A fase de qualificação decorrerá entre este sábado e segunda-feira.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.