Poucos meses passaram desde o último embate entre Portugal e Países Baixos, que teve lugar na Hungria, onde fechou a participação dos lusos na edição de 2022, do Campeonato da Europa.
Os Heróis do Mar estão agora determinados em alterar o desfecho de Janeiro passado e sabem que, para garantirem uma vaga no Campeonato do Mundo de 2023, terão que ultrapassar este adversário.
Paulo Pereira, Seleccionador Nacional, abordou a ambição dos Heróis do Mar para este embate afirmando que “para superarmos esta dificuldade temos que encontrar o ponto óptimo de motivação/excitação e estar equilibradamente motivados. E o mundo muitas vezes é pouco e o pouco também. Portanto, cabe-nos a nós, nos próximos dias, encontrar esse ponto ideal, porque sei que todos estão motivados e todos acham que vamos ganhar e isso por vezes é perigoso. Nós temos que pensar assim mas, ao mesmo tempo, há que regular em termos mentais os nossos comportamentos para que depois façamos aquilo que queremos fazer e não outra coisa”.
A Selecção entra em campo esta quinta-feira, para os primeiros 60 minutos frente aos Países Baixos, na Portimão Arena, às 19h00 e que conta também com transmissão na RTP2.
O Algarve será a ‘fortaleza’ dos lusos na luta por um lugar no Mundial de 2023, que acontecerá na Polónia e Suécia, entre 12 e 29 de Janeiro. O segundo encontro, terá lugar no próximo domingo, em Eindhoven, nos Países Baixos, o qual também poderá acompanhar na RTP2.
O Seleccionador Nacional chamou Martim e Francisco Costa aos trabalhos dos Heróis do Mar, filhos de Ricardo Costa, antigo internacional português e treinador do Sporting CP, que têm realizado uma época de grande nível nas competições internas e europeias, apenas marcada negativamente pelo afastamento precoce dos leões da EHF European League.
Martim Costa, lateral esquerdo e Francisco Costa, lateral direito, têm feito as delícias dos adeptos da modalidade, com diversas combinações e ainda com o contributo de grande parte dos golos da turma verde e branca. Os dois atletas estão, por norma, integrados nos trabalhos da selecção de sub-20, que receberá o Campeonato da Europa do escalão, mas desta vez foram chamados a dar o seu contributo à selecção principal.
Os jogadores escolhidos para esta partida foram os seguintes: Gustavo Capdeville (Benfica), Manuel Gaspar (Sporting) e Miguel Espinha (Rennes), como guarda-redes; Rui Silva (FC Porto) e Miguel Martins (Szeged), como centrais; Martim Costa (Sporting), Gabriel Calvacanti (V.Setúbal), Fábio Magalhães (FC Porto) e Gilberto Duarte (Montpellier), como laterais esquerdos; Francisco Costa (Sporting) e Belone Moreira (Benfica), como laterais direitos; Diogo Branquinho e Leonel Fernandes (FC Porto), como pontas esquerda; António Areia (FC Porto) e Pedro Portela (Nantes), como pontas direita; Alexis Borges (Benfica), Victor Iturriza (FC Porto) e Tiago Sousa (Águas Santas), como pivôts.
A venda de bilhetes será efectuada exclusivamente online, através da Bilheteira Online, com o custo unitário de 10€.
Entretanto, foram também divulgados os nomes dos 18 as atletas convocadas por Luís Santos, timoneiro da Selecção Nacional sub-18 Feminina, que se vão encontrar no próximo no dia 18 deste mês de Abril em Vila Nova de Gaia, num estágio com a duração de cinco dias que visa preparar esta geração de atletas para o próximo momento de competição – Campeonato do Mundo – agendado para Agosto de 2022.
Nestes dias de preparação, o conjunto de atletas escolhidas vai enfrentar duas equipas que militam no Campeonato 1ª Divisão Feminina – Colégio de Gaia Toyota e CJ Almeida Garrett – em jogos de preparação que o seleccionador considera importantes para o crescimento individual e colectivo das atletas.