A Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 é constituída por 13 atletas de seis modalidades, de acordo com a informação veiculada, esta segunda-feira, pelo Comité Paralímpico de Portugal.
Francisco Laranjeira, Hemilton Costa, Ricardo Gomes e Rui Rodrigues (atletismo), Diogo Neves, Miguel Cruz, Ricardo Belezas e Tiago Neves (Natação) são as modalidades mais representadas, seguidas pelo ciclismo com André Soares e João Marques.
As modalidades de judo, luta greco-romana e tiro fecham o elenco nacional na maior competição mundial de desporto para surdos com Joana Santos, Hugo Passos e Vyacheslav Sushchyk, respectivamente.
A oitava participação portuguesa em Jogos Surdolímpicos tem como destaque a estreia nacional na modalidade de tiro.
Dos treze atletas que compõem a Missão Portuguesa, quatro são estreantes em Jogos Surdolímpicos (Francisco Laranjeira, André Soares, Diogo Neves e Vyacheslav Sushchyk) e dois são medalhados e campeões surdolímpicos (Joana Santos e Hugo Passos).
A Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 é constituída por um total de 29 elementos entre atletas, treinadores, parceiros de competição, equipa médica, intérprete de língua gestual portuguesa e Chefia de Missão.
O Chefe de Missão aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021, Pedro Costa, referiu que “os atletas estão preparados para enfrentar este grande desafio e para competir com os melhores do mundo, sempre com o orgulho e a responsabilidade que é representar Portugal”.
Os Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 decorrem no Brasil de 1 a 15 de Maio deste ano. São esperados na cidade de Caixas do Sul cerca de 4.500 atletas de 100 países para competirem nas 20 modalidades do calendário surdolímpico, distribuídas por 18 arenas de competição.
Esta é a oitava participação portuguesa em Jogos Surdolímpicos, com um total de 13 medalhas conquistadas.