Quarta-feira 25 de Novembro de 7496

Sporting e Benfica venceram e olhos postos em Guimarães

Com os triunfos do Sporting e do Benfica neste sábado, nada de anormal se passou e tudo e todos estão com os olhos e ouvidos colocados na antena que paira sobre a cidade do Fundador do país, na expectativa de saber até que ponto o Vitória de Guimarães conseguirá aguentar a pressão do F. C. Porto.

Isto porque, como é evidente, a competição poderá fazer aumentar a tensão para a parte final do Liga Bwin 2021/2022, onde leões e dragões se apresentam como os mais candidatos ao título, pelo que cada jogo vale o que vale mas não se sabe se algum deles poderá “escorregar”.

Para já, o Sporting, ao ganhar ao Tondela, aliviou a carga psicológica do encontro desta noite, deixando aos portistas o ónus de, este domingo, terem que vencer (empatar também é positivo) para não deixarem os leões apenas a três pontos e a fazer subir ainda mais a tensão para os cinco jogos que ainda faltam.

No Estádio da Luz, o B-SAD conseguiu surpreender os encarnados e chegou ao 0-1 com um golo obtido (3’) por Afonso Sousa, ainda com muito tempo para jogar e, como se verificou depois, com Darwin a “partir a loiça”, com um “hat trick” a acontecer, tal como se verificou no “jogo da vergonha”, na primeira volta.

O que não foi nada de especial, considerando que os benfiquistas dominaram a toda a velocidade e em todos os parâmetros, desde os 27-8 remates, dos quais 8-2 para a baliza, numa posse de bola de 63/37%.

O primeiro golo de Darwin – e do empate – verificou-se vinte minutos depois (22’), tendo o artilheiro da Luz aumentado para 2-0 (54’) e fechado a contagem (58’), fixando o resultado em 3-Com estes três golos, Darwin chegou aos 24 marcados neste campeonato, seguindo na frente com larga vantagem sobre o bracarense Ricardo Horta (15).

De registar que, com esta derrota, o B-SAD voltou ao último ligar da tabela classificativa.

Em Tondela, o Sporting como que “massacrou” desde início e chegou ao 3-0 em quarenta minutos de jogo.

Primeiro foi Gonçalo Inácio (29’), seguindo-se Sarabia (33’ e 69’, este último de grande penalidade), tendo Hernando (71’) apontado o tento de honra dos tondelenses.

Na estatística, o Sporting fez 17-3 remates, dos quais 9-3 para a baliza, numa posse de bola de 72/28%, o que diz bem da vantagem sportinguista.

O Paços de Ferreira recebeu e venceu (2-0) o Marítimo, numa partida muito equilibrada mas onde os homens da cidade das mobílias souberam ter mais arte e manha para desfeitear os da bela Ilha da Madeira.

Butzke (9’) e Nuno Santos (29’) marcaram os golos bem cedo em dois momentos chave e cavaram cedo o triunfo, porquanto os visitantes não encontraram o caminho para aportarem a Paços de Ferreira.

O Marítimo comandou o número de remates (15-14), mas a baliza mandaram os pacenses – com dois golos – numa posse de bola de 51/49% que nem deu para fazer a destrinça.

No Boavista-Arouca, os portistas tiveram em Gorré, o marcador (12’) de serviço, que foi suficiente para conquistarem os três pontos, num encontro onde os boavisteiros foram os que mais remataram para a baliza (5-1), de onde resultou o triunfo.

No resto, comandou o Arouca (16-14 em remates e 51/49% na posse de bola), insuficiente para dar a volta ao resultado.

Neste domingo, para se fechar a 29ª ronda da Liga Bwin, jogam Santa Clara-Estoril (15h30), Guimarães-F. C. Porto (18h) e Vizela-Sporting de Braga (20h30).

© 7496 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.